Construção do Conhecimento na Modalidade de Educação a Distância: Descortinando as Potencialidades da EaD no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.799Resumen
Este trabalho versa sobre as potencialidades da modalidade de Educação a Distância (EaD) no processo de construção do conhecimento. Para alcançar tal propósito, serão apresentados achados e reflexões na literatura sobre o processo de ensino e aprendizagem com o uso de múltiplos recursos tecnológicos, principalmente no ensino viabilizado com recursos de EaD. Assim, objetivou-se, nesta pesquisa, refletir sobre as potencialidades da modalidade de Educação a Distância como ferramenta estratégica de construção do conhecimento no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa, delineada em quatro etapas - identificação do problema, busca na literatura, avaliação e análise das informações –, realizada a partir de busca nas bases de dados Scientific Electronic Library Onlin e Google Scholar, utilizando-se as palavras-chave: "˜Ensino a Distância', "˜Tecnologias Educacionais' e "˜Educação a Distância no Brasil'. A busca deu-se em dezembro de 2019. Os resultados apontam que a EaD, como estratégia de ensino, favorece o acesso ao conhecimento para um maior número de indivíduos, que veem essa ferramenta como alternativa e oportunidade de agregar conhecimento. De modo geral, acredita-se que essa modalidade de educação vem aumentando sua colaboração no processo de democratização do ensino e na aquisição dos mais variados saberes e conhecimentos para aqueles que se encontram distantes das instituições de ensino presencial e/ou que não podem estudar em horários pré-definidos.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Democratização do ensino. Autoapren-dizagem. Autonomia.
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