Dinâmica das Relações Interacionais em Fóruns de Discussão em um Curso de Graduação a Distância Representada por Sociogramas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.741Resumen
O trabalho analisa a dinâmica das relações entre alunos, professores e tutores em fóruns de interação de um curso de graduação em Ciências Biológicas. Para tanto, o nível de interação foi observado em fóruns de discussão de quatro disciplinas curriculares e representadas por sociogramas elaborados com o software Pajek®. Percebeu-se que o aluno desempenha papel central nas discussões e na construção do processo de ensino aprendizagem e que sua participação nas disciplinas se torna progressivamente mais autônoma como o desenvolvimento temporal do curso. Observou-se ainda que a quantidade de participações nem sempre está diretamente relacionada com a qualidade, já que os alunos que mais postaram comentários nem sempre geraram interações significativas. Logo, é possível inferir que os sociogramas são ferramentas importantes para interpretação dos dados e avaliação de participação de alunos, professores e tutores em fóruns de discussão.
Descargas
Citas
Abegg, I., Bastos, F. P. & Muller, F. M. (2010). Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle. Educar em Revista, 38(1), 205-218. Disponível em file:///C:/Users/Lydia%20Pantoja/Downloads/13129-73032-1-PB.pdf
Alencar, M. A. S. & Netto, J. F. M. (2011). Improving Cooperation in Virtual Learning Environments Using Multi-Agent Systems and AIML. In: Proceedings 41th Frontiers in Education Conference (FIE). Rapid City, South Dakota, USA, 1, 1713-1719.
Beluce, A. C. & Oliveira, K. L. (2016). Escala de estratégias e motivação para aprendizagem em ambientes virtuais. Rev. Bras. Educ., 21(66), 593-610. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216631
Carvalho, A. D. S. de, Oliveira, V. I., Guedes, A. C. B. S. & Martins, J. L. (2017). Gestão da Aprendizagem, Proatividade e Autonomia dos Discentes: Novas Práticas. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, 1(3), 175-188. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4096
Cortelazzo, I. B. C. (2010). Prática Pedagógica, Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância. (2th ed.). Curitiba: Ibpex.
Dillenbourg, P. (2003). Virtual Learning Environment. Disponível em http://tecfa.unige.ch/tecfa/publicat/dil-papers-2/Dil.7.5.18.pdf.
Grassi, D. & Silva, J. M. (2010). A mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, 8(1), 1-10. Disponível em file:///C:/Users/Lydia%20Pantoja/Downloads/15197-53298-1-PB.pdf
Lima, D., Gadelha, B., Netto, J. F. & Bremgartner, V. (2014). Moodle Groups: Um aplicativo para identificar as relações sociais entre alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: SBSC 2014 Proceedings-Ongoing Research, Curitiba/PR. 6(9), 142-148.
Noory, W., Mrvar, A. & Batagelj, V. (2005). Exploratory network analysis with Pajek. Cambridge: Cambridge University Press.
Primo, A. (2007). Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulinas.
Santos, P. K. (2015). Permanência na graduação í distância na perspectiva dos estudantes: um estudo a partir da experiência do projeto alfa guia. Porto Alegre, 223 p. Tese de Doutorado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Santos, S. do N., Baez, M. P. & Souza, V. L. R. (2018). Gestão da Educação a Distância, Material Didático, Avaliações na AVA de aprendizagem: crenças e verdades?. Revista Multidisciplinar do Amapá, 1(1), 63-80. Disponível em file:///C:/Users/Lydia%20Pantoja/Downloads/187-1256-1-PB.pdf
Silva, M. L. R. (2009). Uma análise da disciplina Interatividade em ambientes informáticos do curso de licenciatura em Física da Universidade Aberta do Brasil. Debates em Educação, 1(2), 1-23. Disponível em http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/viewFile/39/47
Slomski, V. G., Araújo, A. M. P., Camargo, A. S. S. & Weffort, E. F. J. (2016). Tecnologias e mediação pedagogica na educação superior a distância. Journal of Information Systems and Technology Management, 13(1), 131-150. Doi http://10.4301/S1807-17752016000100007
Vaz, J. G. (2009). A Construção dos Sociogramas e Teoria dos Grafos. Revista Brasileira de Psicodrama, 17(1), 67-78. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v17n2/a06.pdf
Vidal, E. M. & Maia, J. E. B. (2010). Introdução í Educação a Distância. Fortaleza: RDS.
Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookmann.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.