Dinâmica das Relações Interacionais em Fóruns de Discussão em um Curso de Graduação a Distância Representada por Sociogramas

Autores/as

  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3232-8863
  • Racquel Oliveira da Silva Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Fátima Aurilane de Aguiar Lima Universidade Estadual do Ceará
  • João Paulo Silva Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-4446-7230

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.741

Resumen

O trabalho analisa a dinâmica das relações entre alunos, professores e tutores em fóruns de interação de um curso de graduação em Ciências Biológicas. Para tanto, o nível de interação foi observado em fóruns de discussão de quatro disciplinas curriculares e representadas por sociogramas elaborados com o software Pajek®. Percebeu-se que o aluno desempenha papel central nas discussões e na construção do processo de ensino aprendizagem e que sua participação nas disciplinas se torna progressivamente mais autônoma como o desenvolvimento temporal do curso. Observou-se ainda que a quantidade de participações nem sempre está diretamente relacionada com a qualidade, já que os alunos que mais postaram comentários nem sempre geraram interações significativas. Logo, é possível inferir que os sociogramas são ferramentas importantes para interpretação dos dados e avaliação de participação de alunos, professores e tutores em fóruns de discussão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas EAD/Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil, Vice-Lí­der do Grupo de Pesquisa Tecnologias Educacionais e Educação a distância.

Racquel Oliveira da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Tutora do Curso de Ciências Biológicas EAD/Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil

Fátima Aurilane de Aguiar Lima, Universidade Estadual do Ceará

Tutora do Curso de Ciências Biológicas EAD/Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil

João Paulo Silva Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Tutor do Curso de Ciências Biológicas EAD/Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas EAD/Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil, Vice-Lí­der do Grupo de Pesquisa Tecnologias Educacionais e Educação a distância.

Citas

Abegg, I., Bastos, F. P. & Muller, F. M. (2010). Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle. Educar em Revista, 38(1), 205-218. Disponí­vel em file:///C:/Users/Lydia%20Pantoja/Downloads/13129-73032-1-PB.pdf

Alencar, M. A. S. & Netto, J. F. M. (2011). Improving Cooperation in Virtual Learning Environments Using Multi-Agent Systems and AIML. In: Proceedings 41th Frontiers in Education Conference (FIE). Rapid City, South Dakota, USA, 1, 1713-1719.

Beluce, A. C. & Oliveira, K. L. (2016). Escala de estratégias e motivação para aprendizagem em ambientes virtuais. Rev. Bras. Educ., 21(66), 593-610. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216631

Carvalho, A. D. S. de, Oliveira, V. I., Guedes, A. C. B. S. & Martins, J. L. (2017). Gestão da Aprendizagem, Proatividade e Autonomia dos Discentes: Novas Práticas. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, 1(3), 175-188. Disponí­vel em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4096

Cortelazzo, I. B. C. (2010). Prática Pedagógica, Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância. (2th ed.). Curitiba: Ibpex.

Dillenbourg, P. (2003). Virtual Learning Environment. Disponí­vel em http://tecfa.unige.ch/tecfa/publicat/dil-papers-2/Dil.7.5.18.pdf.

Grassi, D. & Silva, J. M. (2010). A mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, 8(1), 1-10. Disponí­vel em file:///C:/Users/Lydia%20Pantoja/Downloads/15197-53298-1-PB.pdf

Lima, D., Gadelha, B., Netto, J. F. & Bremgartner, V. (2014). Moodle Groups: Um aplicativo para identificar as relações sociais entre alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: SBSC 2014 Proceedings-Ongoing Research, Curitiba/PR. 6(9), 142-148.

Noory, W., Mrvar, A. & Batagelj, V. (2005). Exploratory network analysis with Pajek. Cambridge: Cambridge University Press.

Primo, A. (2007). Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulinas.

Santos, P. K. (2015). Permanência na graduação í distância na perspectiva dos estudantes: um estudo a partir da experiência do projeto alfa guia. Porto Alegre, 223 p. Tese de Doutorado em Educação. Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Santos, S. do N., Baez, M. P. & Souza, V. L. R. (2018). Gestão da Educação a Distância, Material Didático, Avaliações na AVA de aprendizagem: crenças e verdades?. Revista Multidisciplinar do Amapá, 1(1), 63-80. Disponí­vel em file:///C:/Users/Lydia%20Pantoja/Downloads/187-1256-1-PB.pdf

Silva, M. L. R. (2009). Uma análise da disciplina Interatividade em ambientes informáticos do curso de licenciatura em Fí­sica da Universidade Aberta do Brasil. Debates em Educação, 1(2), 1-23. Disponí­vel em http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/viewFile/39/47

Slomski, V. G., Araújo, A. M. P., Camargo, A. S. S. & Weffort, E. F. J. (2016). Tecnologias e mediação pedagogica na educação superior a distância. Journal of Information Systems and Technology Management, 13(1), 131-150. Doi http://10.4301/S1807-17752016000100007

Vaz, J. G. (2009). A Construção dos Sociogramas e Teoria dos Grafos. Revista Brasileira de Psicodrama, 17(1), 67-78. Disponí­vel em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v17n2/a06.pdf

Vidal, E. M. & Maia, J. E. B. (2010). Introdução í Educação a Distância. Fortaleza: RDS.

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookmann.

Publicado

2018-10-19

Cómo citar

Paixão, G. C., Souza, R. O. da S., Lima, F. A. de A., Pinheiro, J. P. S., & Pantoja, L. D. M. (2018). Dinâmica das Relações Interacionais em Fóruns de Discussão em um Curso de Graduação a Distância Representada por Sociogramas. EaD Em Foco, 8(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.741

Número

Sección

Artí­culo de investigación

Artículos más leídos del mismo autor/a