Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.556Resumen
O presente artigo visa analisar, na perspectiva dos alunos dos cursos de
Serviços Públicos e Administração, ambos na modalidade EaD, do Instituto Federal do Paraná: IFPR/Campus Foz do Iguaçu, quais as principais divergências e convergências quanto a estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e avaliação do ensino-aprendizagem que existem entre a modalidade ensino a distância frente à modalidade presencial. Os alunos realizaram um comparativo entre as modalidades, por meio de suas experiências vividas na modalidade presencial em estudos anteriores. Também se verificaram, a partir dessa perspectiva, as desvantagens e vantagens que impactam o desenvolvimento da modalidade na visão do aluno, com quesitos de dificuldades encontradas. O estudo apontou que há 75%, 67%, 69% e 53% de convergência para estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e ensino-aprendizagem, respectivamente.
Palavras-chave: Educação a Distância, Educação presencial, Perspectiva do aluno EaD.
Face-to- face Versus EaD: Perspectives of Students in Public Service Courses and Administration
Abstract
The present article aims to analyze, from the perspective of the students of
the Public Service and Administration courses, both in the EaD (Distance Learning) modality of the Federal Institute of Paraná - IFPR/Foz do Iguaçu Campus, what the main divergences and convergences are regarding pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship and teaching-learning evaluation that exist between modality of distance learning versus face-to- face modality. The students have made a comparison between the modalities, through their experiences lived in the classroom mode in previous studies. It has been also observed, from this perspective, the disadvantages and advantages that have impacted on the development of the modality in the student's vision, with problems encountered. The
study has pointed out that there are 75, 67, 69 and 53% convergence for,
pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship and
teaching-learning respectively.
Keywords: Distance learning, Face-to- face education, EaD (Distance Learning)
student perspective.
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