Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento

Autores/as

  • Priscila Costa Santos Pontifí­cia Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Diva Albuquerque Maciel Universidade de Brasí­lia

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.462

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as implicações na formação profissional do professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. Para tal, utilizamos como suporte teórico as contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento, conceito amplamente difundido por teóricos como Vygotsky e Valsiner. O trabalho, de cunho qualitativo, foi desenvolvido no contexto de um curso online ofertado para cerca de 26.000 professores-cursistas de um Estado da Federação. O curso obteve 95% de índice de aprovação. Para as análises foram considerados as entrevistas de três professores-tutores e de uma professora-supervisora, assim como, o Relatório Final do curso. Constatouse a necessidade de maior direcionamento das entidades governamentais para a regulamentação das atividades do professor-tutor bem como o seu papel essencial nas atividades online.


Palavras-chave: Professor, Professor-tutor, Tutor, Sistema de zonas de desenvolvimento.


Being online teacher from the contributions Zone System Development

Abstract

The purpose of this article is to discuss the implications and the contributions of the Zone System Development in the professional formation of online teacher. For this, we use as theoretical support and the contributions of the Development Zone System, concept widely diffused by theoreticians like Vygotsky and Valsiner. The qualitative work was developed in the context of an online course offered to about 26.000 teachers from a State of Brazil. The course had 95% approval rate. For the analyzes, we considered interviews of three online teachers and one online supervisor, as well as the Final Report of the course. It was verified the need for greater targeting of government entities to regulate the activities of online teacher as well as their essential role in online activities.

Keywords: Teacher, Online teacher, Zone system development.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Costa Santos, Pontifí­cia Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda do Programa de Educação: Currí­culo da Pontifí­cia Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasí­lia. Especialista em Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasí­lia. No contexto acadêmico, desenvolveu trabalhos sobre Educação a Distância, Formação de Professores e Professores-tutores para Educação a Distância, Tecnologias da Comunicação e Informação e Educação; e Análise de Redes Sociais na Educação. Possui experiência em Educação, com ênfase em Educação a Distância, como Coordenadora, Supervisora, Professora-tutora, desenvolvimento de atividades de planejamento e execução de cursos presenciais e a distância, revisão pedagógica de conteúdos e Designer Instrucional, em Instituições como: Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), Coordenadoria de Capacitação (Procap/UnB), Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB), Programa de Estudos e Atenção às Dependências Quí­micas (PRODEQUI/UnB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Diva Albuquerque Maciel, Universidade de Brasí­lia

A Dra. Diva Albuquerque Maciel é Pesquisadora Colaboradora da Universidade de Brasí­lia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Participou da fundação do Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais - LABMIS, do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasí­lia, em 1995, junto com os Drs. Angela Branco, Jaan Valsiner e Thereza Mettel, onde continua atuando. É graduada em Pedagogia (1975) com habilitação em Orientação Educacional (1977) e licenciada em Ciências (Licenciatura Curta - 1973) pela UFPe. Concluiu o mestrado em Psicologia (1985) pela UnB e o doutorado em Educação (1996) pela USP. Realizou estudos pós-doutorais na Clark University - USA, com o prof. Dr. Jaan Valsiner (2003). Tem experiência acadêmica, especialmente na formação de docentes e pesquisadores, nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cultural e Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Citas

Azevedo, W. (2005). Conduzindo Um Curso Online. Workshop Virtual Conduzindo Um Curso Online. Recuperado

de: http://pt.scribd.com/doc/80502484/Conduzindo-Um-Curso-Online.

Berge, Z. L. (1996). Facilitating Computer Conferencing: Recommendations From The Field. Educational

Technology.

Beraldo, R. M. (2013). Processos de desenvolvimento e Formação de professores do Ensino Médio para o uso das

Novas Tecnologias em Práticas Educativas. Dissertação de Mestrado, Universidade De Brasí­lia, Brasí­lia DF.

Brasil. (2014). Conselho Nacional de Educação. Texto Orientador para a Audiência Pública sobre Educação a

Distância. Brasí­lia, DF.

Coll, C. & Monereo, C. (2010). Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários,

novas finalidades. In: Coll, C. & Monereo, C. (Eds.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar

com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed.

Maciel, D. A. (1996). Análise das interações professora-criança em situação de ensino aprendizagem da leitura

e escrita. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo.

Maciel, D., A. Branco, A. & Valsiner, J. (2004). Bidirecional processo of knowledge construtiction in teacherstudent

transaction. In A. Branco, & J. Valsiner (Eds.). Communication and metacommunication in

human development. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2004.

Madureira, F & Branco, A. (2005). Construindo com o outro: Uma perspectiva sociocultural construtivista do

desenvolvimento humano. In M. A. Dessen & A. L. Costa Junior (Eds.), A ciência do desenvolvimento

humano: Tendências atuais e perspectivas futuras (pp. 90-109). Porto Alegre: Artmed.

Maggio, M. (2001). O tutor na educação a distância. In: LITWIN, E. A educação a distância: temas para o debate

de uma nova agenda educativa. Porto Alegre, RS: Artmed.

Mattar, J. (2012). Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning.

Mill, D. (2012). Docência virtual: uma visão crí­tica. Campinas, São Paulo: Papirus.

Neves, I. S. V. (2009). Condições de trabalho docente no ensino superior na rede privada na modalidade

educação a distância [manuscrito]. Tese: Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas

Gerais, Minas Gerais.

Rossato, M; Ramos, W; Maciel, D. A. (2013). Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência

em educação a distância. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 2, p.399-429, jul./dez.

Santos, P. (2015). A coconstrução como fio condutor para formação de professores-tutores online. Dissertação.

Universidade de Brasí­lia, Instituto de Psicologia, Brasí­lia.

Silva, G. (2014). Psicologia cultural e presença docente: relações de coconstrução í autonomia do estudante

online. Dissertação. Universidade de Brasí­lia, Instituto de Psicologia. Brasí­lia.

Silva, G. & Maciel, D. A. (2016). Educação í Distância e Psicologia Cultural: autonomia do estudante e presença

docente online. Curitiba: Juruá Editora.

Teles, L. (2009). A aprendizagem por e-learning. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o

estado da arte. São Paulo: Pearson Education.

Tractenberg. L. (2011). A Gestão da tutoria. In: TRACTENBERG, L. (Org.) Gestão da educação a distância.

Curso de Especialização em Educação a Distância: SENAC.

Santos, P.C. & Maciel, D.A. (2017), EaD em Foco, 7 (2), 00?00

Valsiner, J. (1994). Culture and human development: a co-constructivist perspective. In: VAN GEERT, P.; MOS, L.

(Eds.). Annals of Theoretical Psychology. New York, NY: Plenum.

______. (1997). Culture and the development of childrens actions. New York, NY: John Wiley & Son.

______. (2006). Dangerous curves in knowledge construction within psychology: Fragmentation of methodology.

Theory Psychology, 16, 597-612.

______. (2013). Fundamentos da psicologia cultural. Bastos, A. C. de S. (Trad.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Teles, L. (2009). A aprendizagem por e-learning. In. Litto, F.M. & Formiga, M. (Org.) Educação a Distância: o

estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Vygotsky, L. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. (P. Bezerra, Trad.). São Paulo, SP: Martins

Fontes. Trabalho original publicado em 1934.

Vygotsky, L. (2007). A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores

(7ª ed.; J. Cipolla Neto, L.S.M. Barreto & S. C. Afeche, Trads.) São Paulo: Martins Fontes. Trabalho original

publicado em 1978.

Publicado

2017-09-06

Cómo citar

Santos, P. C., & Maciel, D. A. (2017). Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. EaD Em Foco, 7(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.462

Número

Sección

Artí­culo de investigación