Um Breve Panorama sobre o Design Instrucional
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.375Resumen
O design instrucional é uma metodologia de trabalho dedicada aos processos de análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de cursos a distância. Aplica-se desde o momento da concepção da oferta formativa até a sua implementação, direcionando seus esforços, com maior ênfase, na produção dos materiais instrucionais. A presente pesquisa visa oferecer um breve panorama acerca da função e das potencialidades do design instrucional e contribuir para o melhor entendimento sobre as ações de planejamento, execução e produção de materiais didáticos e cursos em EaD. Observa-se que o profissional apto ao trabalho com design instrucional necessita de formação ampla, que englobe habilidades de áreas como Comunicação, Design, Gestão de Processos e Pessoas, Pedagogia e Tecnologia da Informação. Como suporte à metodologia, auxiliando as tomadas de decisão dentro do projeto, existe uma documentação específica para as ações de design instrucional, tais como: roteiro, storyboard, matriz instrucional, projeto instrucional.
Palavras-chave: Design instrucional, Projeto instrucional, Matriz instrucional, Modelo ADDIE, Material didático.
A Brief Overview of the Instructional Design
Abstract
The Instructional Design is a working methodology devoted to process of analysis, design, development, implementation and evaluation of e-learning. It may be applied from the moment of conception of the training offer to its implementation, directing their efforts on the production of instructional materials. This research aims to provide a brief overview of the role and potential of Instructional Design and contribute to a better understanding of the action of planning, execution and production of teaching materials and e-learning courses. The professional able to work with Instructional Design requires a broad formation, encompassing areas such as communication skills, Design, Processes and People Management, Education and Information Technology. Specific documentation for the actions of Instructional Design aid decision-making within the course creation process. These documents can be: script, storyboard, instructional matrix, instructional design, among others.
Keywords: Instructional design, Instructional project, Instructional matrix, ADDIE model, Didactic material.
Descargas
Citas
Barreto, C. C. (Org.); Rodrigues, S.; Carvalho, R. P. de; Rabelo, C. O.; Fialho, A. P. A.; Meyohas, J. (2007). Planejamento e elaboração de material didático impresso para educação a distância. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj.
Barros, N.; Santos, N. (2003). Engenharia pedagógica: a convergência tecnológica da Engenharia com a Pedagogia. In: COBENGE 2003: XXXI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Disponível em http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2003/artigos/EAD932.pdf
Batista, M. L. F. da S.; Menezes, M. dos S. (2008). O design gráfico e o design instrucional na Educação a Distância. In: Design, arte e tecnologia. Bauru. Disponível em http://portal.anhembi.br/sbds/pdf/7.pdf
Chaquime, L. P.; Figueiredo, A. P. S. (2013). O papel do designer instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando a experiência. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Belém-PA. Disponível em http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT2/114065.pdf
Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Filatro, A.; Piconez, S. C. B. (2004). Design instrucional contextualizado. In: Congresso ABED. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/049-TC-B2.htm
Filatro, A.; Piconez, S. C. B. (2008). Contribuições do learning design para o design instrucional. In: Congresso ABED. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200841151PM.pdf
MEC. Secretaria de Educação a Distância. (2007). Referenciais de qualidade Para Educação Superior a Distância. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf
Milhomem, M. (2014). Engenharia Pedagógica: a função e o trabalho do design instrucional. Paideia - Revista Científica de Educação a Distância, v. 5(9). Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page =article&op=view&path[]=322&path[]=359
Oliveira, E. M.; Passerino, L. M. (2006). Uma arquitetura pedagógica baseada na diversidade de estratégias de ensino: proposta para o ensino técnico em informática. Novas Tecnologias na Educação, v. 4(2), p. 1-10.
Onari, D. Y.; Yonezawa, W. M. (2014). O papel do design na produção de jogos digitais educacionais para o ensino de ciências. In: Coutinho, S. G.; Moura, M.; Campello, S. B.; Cadena, R. A.; Almeida, S. (eds.). Proceedings of the 6th Information Design International Conference, 5th InfoDesign, 6th Congic [= Blucher Design Proceedings, num.2, vol.1]. São Paulo: Blucher.
Roncarelli, D.; Motter, R. M. B.; Obregon, R. F. A.; Catapan, A. H.; Cybis, A. (2010). Desafios e perspectivas do design instrucional: contexto sociotécnico, saberes e abordagens pedagógicas. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, Cascavel-PR.
Santos, E.; Silva, M. (2009). Desenho didático para educação online. Em Aberto, Brasília, v. 22(79), p. 105-120. Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1437/1172
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.