Um Breve Panorama sobre o Design Instrucional
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.375Abstract
O design instrucional é uma metodologia de trabalho dedicada aos processos de análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de cursos a distância. Aplica-se desde o momento da concepção da oferta formativa até a sua implementação, direcionando seus esforços, com maior ênfase, na produção dos materiais instrucionais. A presente pesquisa visa oferecer um breve panorama acerca da função e das potencialidades do design instrucional e contribuir para o melhor entendimento sobre as ações de planejamento, execução e produção de materiais didáticos e cursos em EaD. Observa-se que o profissional apto ao trabalho com design instrucional necessita de formação ampla, que englobe habilidades de áreas como Comunicação, Design, Gestão de Processos e Pessoas, Pedagogia e Tecnologia da Informação. Como suporte à metodologia, auxiliando as tomadas de decisão dentro do projeto, existe uma documentação específica para as ações de design instrucional, tais como: roteiro, storyboard, matriz instrucional, projeto instrucional.
Palavras-chave: Design instrucional, Projeto instrucional, Matriz instrucional, Modelo ADDIE, Material didático.
A Brief Overview of the Instructional Design
Abstract
The Instructional Design is a working methodology devoted to process of analysis, design, development, implementation and evaluation of e-learning. It may be applied from the moment of conception of the training offer to its implementation, directing their efforts on the production of instructional materials. This research aims to provide a brief overview of the role and potential of Instructional Design and contribute to a better understanding of the action of planning, execution and production of teaching materials and e-learning courses. The professional able to work with Instructional Design requires a broad formation, encompassing areas such as communication skills, Design, Processes and People Management, Education and Information Technology. Specific documentation for the actions of Instructional Design aid decision-making within the course creation process. These documents can be: script, storyboard, instructional matrix, instructional design, among others.
Keywords: Instructional design, Instructional project, Instructional matrix, ADDIE model, Didactic material.
Downloads
References
Barreto, C. C. (Org.); Rodrigues, S.; Carvalho, R. P. de; Rabelo, C. O.; Fialho, A. P. A.; Meyohas, J. (2007). Planejamento e elaboração de material didático impresso para educação a distância. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj.
Barros, N.; Santos, N. (2003). Engenharia pedagógica: a convergência tecnológica da Engenharia com a Pedagogia. In: COBENGE 2003: XXXI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Disponível em http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2003/artigos/EAD932.pdf
Batista, M. L. F. da S.; Menezes, M. dos S. (2008). O design gráfico e o design instrucional na Educação a Distância. In: Design, arte e tecnologia. Bauru. Disponível em http://portal.anhembi.br/sbds/pdf/7.pdf
Chaquime, L. P.; Figueiredo, A. P. S. (2013). O papel do designer instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando a experiência. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Belém-PA. Disponível em http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT2/114065.pdf
Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Filatro, A.; Piconez, S. C. B. (2004). Design instrucional contextualizado. In: Congresso ABED. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/049-TC-B2.htm
Filatro, A.; Piconez, S. C. B. (2008). Contribuições do learning design para o design instrucional. In: Congresso ABED. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200841151PM.pdf
MEC. Secretaria de Educação a Distância. (2007). Referenciais de qualidade Para Educação Superior a Distância. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf
Milhomem, M. (2014). Engenharia Pedagógica: a função e o trabalho do design instrucional. Paideia - Revista Científica de Educação a Distância, v. 5(9). Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page =article&op=view&path[]=322&path[]=359
Oliveira, E. M.; Passerino, L. M. (2006). Uma arquitetura pedagógica baseada na diversidade de estratégias de ensino: proposta para o ensino técnico em informática. Novas Tecnologias na Educação, v. 4(2), p. 1-10.
Onari, D. Y.; Yonezawa, W. M. (2014). O papel do design na produção de jogos digitais educacionais para o ensino de ciências. In: Coutinho, S. G.; Moura, M.; Campello, S. B.; Cadena, R. A.; Almeida, S. (eds.). Proceedings of the 6th Information Design International Conference, 5th InfoDesign, 6th Congic [= Blucher Design Proceedings, num.2, vol.1]. São Paulo: Blucher.
Roncarelli, D.; Motter, R. M. B.; Obregon, R. F. A.; Catapan, A. H.; Cybis, A. (2010). Desafios e perspectivas do design instrucional: contexto sociotécnico, saberes e abordagens pedagógicas. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, Cascavel-PR.
Santos, E.; Silva, M. (2009). Desenho didático para educação online. Em Aberto, Brasília, v. 22(79), p. 105-120. Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1437/1172
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.