Desafios e Possibilidades de Implementação da Robótica na Educação Básica: Discussões em uma Formação Híbrida de Professores
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2544Palabras clave:
Formação de professores, Curso híbrido, Ambiente virtual de aprendizagem, Robótica educacionalResumen
Este artigo traz resultados da análise de discussões acerca dos desafios e possibilidades da Robótica Educacional na Educação Básica promovidas no contexto de um curso de formação de professores de diferentes municípios do Espírito Santo. O curso híbrido promoveu a reflexão entre os participantes, de forma assíncrona, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em três turmas, entre 2022 e 2024. No total, foram 42 professores participantes nas considerações sobre a implementação da Robótica Educacional no contexto escolar. Foi elaborada uma questão norteadora das reflexões, a partir da leitura do artigo “Robótica Educacional no Brasil: Questões em Aberto, Desafios e Perspectivas”, do pesquisador Flavio Rodrigues Campos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a metodologia utilizada na interpretação dos dados é a Análise de Conteúdo, na acepção de Laurence Bardin. Entre os principais desafios mencionados pelos professores estão aqueles relacionados à infraestrutura, organização curricular, formação docente, consolidação e validação da eficácia da Robótica Educacional no processo de ensino-aprendizagem. As respostas dos professores se assemelham ao contexto geral brasileiro, apontado por Campos e diferentes pesquisas, evidenciando que a implementação da robótica na escola necessita de discussões acerca dos seus possíveis formatos. Destaca-se a importância da instituição de processos formativos em caráter contínuo e a promoção de Grupos de Estudos.
Palavras-chave: Formação de professores. Curso híbrido. Ambiente virtual de aprendizagem. Robótica educacional.
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