Os Impactos da Inteligência Artificial na Personalização do Ensino em Cursos de Educação a Distância no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2543

Palabras clave:

Personalização, Neurociência, Educação a distância, Inteligência artificial

Resumen

El estudio investiga cómo la Inteligencia Artificial puede personalizar la enseñanza en los cursos de Educación a Distancia en la educación superior brasileña, garantizando la calidad educativa y atendiendo a las necesidades individuales de los estudiantes. La investigación, con un enfoque cualitativo, incluye fundamentos de neurociencia, teorías de personalización de la enseñanza y el uso de la herramienta Research Rabbit para ampliar referencias. También analiza documentos gubernamentales y noticias sobre la regulación y los impactos de la educación a distancia en Brasil. Los resultados muestran que la IA tiene un gran potencial para individualizar la enseñanza y aumentar la eficiencia educativa, pero requiere una implementación ética, políticas de protección de datos y formación continua de los profesionales. Se concluye que la IA es una herramienta prometedora para el aprendizaje a distancia, siempre que esté respaldada por regulaciones claras y prácticas responsables.

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Biografía del autor/a

Eloisa Helena Mello, Metropolitan University of Science and Technology

Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná sob a orientação da Profa Dra Naura Syria Carapeto Ferreira, Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduação em Pedagogia. Graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós graduação na Faculdade de Mal Candido Rondon em Arte-Educação. Atualmente trabalha como Coordenadora de Gestão na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa . Professora e orientadora no ensino superior a distância, orientadora de projetos de pesquisas e TCC. Experiência na área da Administração e Educação, Desenvolve pesquisas na área de representações sociais, gestão da educação, politicas públicas, avaliação e educação infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) pela PUCPR sob a orientação da prof Dra Romilda Teodora Ens.

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Publicado

2025-08-21

Cómo citar

Queiroz, D. C. de, & Mello, E. H. (2025). Os Impactos da Inteligência Artificial na Personalização do Ensino em Cursos de Educação a Distância no Brasil. EaD Em Foco, 15(1), e2543. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2543

Número

Sección

Artí­culo de investigación