Laboratório de Matemática no Ambiente Mathigon: Desenvolvimento Curricular e Formação Continuada de Professores
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2516Palabras clave:
Ambiente Mathigon, Laboratório digital de matemática, Formação continuada de professores, Ensino de matemáticaResumen
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o design formativo do curso de Laboratório de Matemática no ambiente Mathigon oferecido como disciplina no Programa de Formação Continuada para Professores e de Extensão oferecidos pela Fundação Cecierj. O ambiente Mathigon, disponibiliza “Materiais Curriculares Educativos Digitais (MCED)” designados e delineados para minimizar as dificuldades e apoiar a aprendizagem matemática dos discentes e as ações didáticas dos professores. Serão discutidas a Aprendizagem Profissional para Professores (OAP) por meio da organização, planejamento e finalização das tarefas no contexto da disciplina, contribuindo para implementações de reformas curriculares, como o desenvolvimento de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As duas edições da disciplina de extensão permitiram evidenciar que o design formativo e as interações discursivas entre os participantes (IDP) proporcionaram aos docentes vislumbrarem formas alternativas no planejamento e execução e nas atividades elaboradas, trazendo perspectivas de implementação de práticas profissionais interativas e investigativas para potencializar a aprendizagem matemática na Educação Básica.
Palavras-chave: Laboratório digital de matemática. Ambiente Mathigon. Formação continuada de professores. Ensino de matemática.
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