Efetividade de Curso Online no Desenvolvimento de Competências para Gestão em Saúde Pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2508

Palabras clave:

Saúde pública, Competência profissional, Educação a distância, Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções

Resumen

A incorporação de estratégias pedagógicas inovadoras e ferramentas digitais para desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), sob o escopo da Educação a Distância (EaD) e a oferta de cursos online, têm o potencial para aumentar o engajamento e a apreensão de conhecimentos entre profissionais de saúde. Tais estratégias facilitam a disseminação ágil de informações e promovem interação entre esses profissionais, superando barreiras geográficas e temporais e ampliando o acesso às ações de EPS. Apesar do reconhecimento dos benefícios e vantagens associados de tais cursos, ainda persistem lacunas de conhecimentos sobre sua efetividade. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de avaliar a efetividade de um curso online para o desenvolvimento de competências de profissionais que atuam na gestão em saúde pública. Tratou-se de estudo de avaliação da efetividade e de método quantitativo. Foram coletados dados de 247 relatórios de profissionais que responderam à totalidade dos instrumentos de avaliações de aprendizagem, reação e impacto em amplitude. Por fim, a análise dos dados revelou associações estatisticamente significativas entre as avaliações, indicando impacto positivo no desenvolvimento de competências essenciais dos profissionais que atuam na gestão em saúde pública e participaram do curso. 

 

Palavras-chave:Saúde pública. Competência profissional. Educação a distância. Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções.

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Publicado

2025-07-18

Cómo citar

Sade, P. M. C., Peres, A. M., Goto, D. Y. N., Montenegro, L. C., Martins, M. M. F. P. da S., & Bernardino, E. (2025). Efetividade de Curso Online no Desenvolvimento de Competências para Gestão em Saúde Pública. EaD Em Foco, 15(1), e2508. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2508

Número

Sección

Estudos de Caso