Curadoria de Recursos Educacionais Digitais na Disciplina de Leitura e Produção de Textos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2486

Palabras clave:

Curadoria, Leitura e produção de textos, Recursos educacionais digitais

Resumen

Este artigo investiga o processo de curadoria de recursos educacionais digitais na disciplina de Leitura e Produção de Textos (LET100) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). A disciplina, parte fundamental do ciclo básico de todos os cursos de graduação, visa desenvolver habilidades de leitura e escrita em mais de 25 mil alunos ingressantes anualmente.  A metodologia utilizada envolveu a análise documental dos materiais da disciplina e a observação não participante do Ambiente Virtual de Aprendizagem. A LET100 utiliza uma variedade de recursos educacionais digitais, como videoaulas, textos-base, quizzes e fóruns de discussão, para criar uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. A seleção e organização desses recursos refletem um compromisso com a aprendizagem significativa e autônoma, características essenciais para o sucesso na Educação a Distância (EaD). Os resultados preliminares apontam para a importância da curadoria digital na organização dos recursos e no suporte ao aprendizado dos alunos. O estudo analisa a estrutura da disciplina, os objetivos pedagógicos e a escolha dos recursos digitais, demonstrando como a curadoria digital contribui para a construção de um ambiente de aprendizagem engajador e eficaz. A pesquisa destaca a importância da LET100 no desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes da UNIVESP.   

 

Palavras-chave: Curadoria. Leitura e produção de textos. Univesp. EaD. Recursos educacionais digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, E. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Revista Vértices, [S. l.], v. 10, n. 1/3, p. 63–72, 2023. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20080006 Acesso em: 17 jul. 2024.

ARAÚJO, N. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de recursos educacionais digitais. In: FINARDI, K.; TÍLIO, R.; BORGES, V.; DALLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E. Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019.

BASSANI, P; MAGNUS, E; WILBERT, B. A curadoria digital on-line e o processo de formação do professor-autor: experiências de autoria em/na rede. Interfaces Científicas — Educação, v. 6, n. 1, p. 93–106, 2017. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437. Acesso em: 3 ago. 2024.

BEVILÁQUA, A. et al. Princípios de curadoria de recursos digitais em inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, p. 247–268, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80087 Acesso em: 25 jul. 2024.

CHARLES, S. Cartas sobre a hipermodernidade ou o hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Bacarolla, 2009.

CUNHA, R. F.; OLIVEIRA, J. P. A expansão da EaD no Brasil e o papel das universidades públicas na democratização do ensino superior. Revista Brasileira de Educação Superior, v. 8, n. 3, p. 345-368, 2022.

FREITAS, L. M.; PEREIRA, J. F.; SILVA, M. H. A inclusão e a EaD: desafios e perspectivas nas universidades estaduais. Revista de Educação a Distância e Inclusão Digital, v. 5, n. 2, p. 102-118, 2021.

GOMÉZ, Á. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. de Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

INEP. Ensino à distância se confirma como tendência. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-se-confirma-como-tendencia Acesso em: 4 ago. 2024.

LEFFA, V. Nem tudo que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Revista Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15–45, 2006. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1069 Acesso em: 25 jul. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Relatório sobre o ensino a distância no Brasil: políticas e avanços. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ensinoadistancia Acesso em: 20 ago. 2024.

SILVA, A.; SOUZA, J. Linguagem e prática social: um estudo sobre coesão e coerência textual na EaD. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 10, n. 2, p. 123–145, 2020.

SIMÕES, A. Modelos de educação 1.0; 2,0; 3,0 e 4,0. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/modelos-de-educacao-10-20-30-e-40-andre-simoes/ Acesso em: 25 jul. 2024.

SOUZA, A; SCHNEIDER, H. Da educação 1,0 à educação 3.0: desafios para a prática docente no Século XXI. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17555 Acesso em: 25 jul. 2024.

SUNAGA, A; CARVALHO, C. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, José Carlos; TREVISANI, Fabio (Orgs.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 142–168.

THOMPSON, J. A interação mediada na era digital. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 17–44, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/153199/149813 Acesso em: 25 jul. 2024.

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. História e Estrutura. 2023. Disponível em: https://univesp.br/institucional/historia Acesso em: 04 ago. 2024.

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura. 2020. Disponível em: https://univesp.br/cursos/licenciatura Acesso em: 04 ago. 2024.

UNIVESP. Plano de Desenvolvimento Institucional 2023–2027. Disponível em: https://univesp.br/institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional Acesso em: 25 jul. 2024.

UNIVESP. Relatório Anual de Atividades 2023. São Paulo: Univesp, 2023. Disponível em: https://univesp.br/transparencia/relatorios-e-balancos Acesso em: 4 ago. 2024.

UNIVESP. UNIVESP abre inscrições para vestibular 2023 na próxima segunda. Disponível em: https://univesp.br/noticias/univesp-abre-inscricoes-para-vestibular-2023-na-proxima-segunda Acesso em: 22 jun. 2024.

Publicado

2025-06-13

Cómo citar

Silva, L. B. M. da, Ueti, L. S., Carneiro, P. A., Ferrari, H., & Mota, R. (2025). Curadoria de Recursos Educacionais Digitais na Disciplina de Leitura e Produção de Textos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo . EaD Em Foco, 15(1), e2486. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2486

Número

Sección

Artí­culo de investigación