Curadoria de Recursos Educacionais Digitais na Disciplina de Leitura e Produção de Textos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2486Palabras clave:
Curadoria, Leitura e produção de textos, Recursos educacionais digitaisResumen
Este artigo investiga o processo de curadoria de recursos educacionais digitais na disciplina de Leitura e Produção de Textos (LET100) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). A disciplina, parte fundamental do ciclo básico de todos os cursos de graduação, visa desenvolver habilidades de leitura e escrita em mais de 25 mil alunos ingressantes anualmente. A metodologia utilizada envolveu a análise documental dos materiais da disciplina e a observação não participante do Ambiente Virtual de Aprendizagem. A LET100 utiliza uma variedade de recursos educacionais digitais, como videoaulas, textos-base, quizzes e fóruns de discussão, para criar uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. A seleção e organização desses recursos refletem um compromisso com a aprendizagem significativa e autônoma, características essenciais para o sucesso na Educação a Distância (EaD). Os resultados preliminares apontam para a importância da curadoria digital na organização dos recursos e no suporte ao aprendizado dos alunos. O estudo analisa a estrutura da disciplina, os objetivos pedagógicos e a escolha dos recursos digitais, demonstrando como a curadoria digital contribui para a construção de um ambiente de aprendizagem engajador e eficaz. A pesquisa destaca a importância da LET100 no desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes da UNIVESP.
Palavras-chave: Curadoria. Leitura e produção de textos. Univesp. EaD. Recursos educacionais digitais.
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