O Lugar da Interação como Estratégia de Aprendizagem Offline na Formação Inicial do Professor de Inglês na Modalidade a Distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2439

Palabras clave:

Interação, Estratégias de aprendizagem, Formação inicial, EaD

Resumen

Neste artigo, analisamos a interação como estratégia de aprendizagem offline na formação inicial de professores de Inglês na modalidade a distância, baseando-nos na teoria sociocultural de Vygotsky. Foram recolhidos 18 relatórios de formandos iniciais em ensino de Inglês. O corpus recolhido foi submetido à análise de conteúdo para determinar a frequência com que os formandos recorrem à interação como estratégia de aprendizagem, quando estão fora da plataforma Moodle, a essência e a finalidade da interação. A pesquisa conclui que a interação não ocupa um lugar privilegiado na escolha de estratégias de aprendizagem offline, uma vez que a revisão estruturada é a estratégia mais utilizada pelos formandos. Contudo, quando a interação é utilizada, ela toma a forma de discussão em grupo, leitura em grupo e consulta com os outros.

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Biografía del autor/a

Juliana Guimaraes Faria, Universidade Federal de Goias

Doutora em Educacao pela UFG, Professora da Faculdade de Letras/UFG

Alba Cristhiane Santana da Mata, Universidade Federal de Goias

Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela UnB, Professora da Faculdade de Letras/UFG

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Publicado

2025-08-20

Cómo citar

Nicolau, H. da H., Faria, J. G., & Mata, A. C. S. da. (2025). O Lugar da Interação como Estratégia de Aprendizagem Offline na Formação Inicial do Professor de Inglês na Modalidade a Distância. EaD Em Foco, 15(1), e2439. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2439

Número

Sección

Estudos de Caso