Com os Amigos Vão Surgir, Coisas para Descobrir! A Educação Ativa no Desenho Animado Ada Batista, Cientista
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2371Palabras clave:
Educação ativa, Divulgação científica, Desenho animadoResumen
O texto investiga o conceito de educação ativa no contexto do desenho animado infantil “Ada Batista, Cientista". O produto midiático, distribuído pela Netflix, tem seu foco na popularização da ciência para o público infantil. A pesquisa é qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, realizada sob inspiração do conceito paradigma indiciário, de Carlo Ginzburg. Os dados foram colhidos por meio da análise dos episódios da primeira temporada do desenho animado. Eles indicam como os elementos, que constituem o conceito de educação ativa, contribuem para a divulgação da ciência no desenho animado.
Palavras-chave: Educação ativa. Divulgação científica. Desenho animado.
Descargas
Citas
ADA BATISTA, CIENTISTA. Criação: Chris Nee. Produção: Higher Ground. Estados Unidos: Netflix, 2021. 174 min, son., col. Temporada 1. Acesso em: 18 jun. 2024.
BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 02, 22 de dezembro de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 27 mai. 2024.
DEWEY, J. Experiência e Educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, J. Vida e Educação. Tradução e estudo preliminar: Anísio Teixeira. São PAulo: Melhoramentos, 1965.
FRÖEBEL, F. A educação do homem. Trad. Maria Helena Camara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.
FRÖEBEL, F: Textos selecionados por Heiland Helmunt. Trad. e Org. Ivanise Monfredini. Coleção Educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
GAMA NETO, E. M. da. Realidade misturada e educação: uma experiência com o aplicativo MAR. Orientador: Cristiane Magalhães Porto. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Tiradentes, Aracaju, 2016.
Disponível em: https://mestrados.unit.br/pped/wp-content/uploads/sites/2/2016/03/UMA_EXPERIENCIA_COM_O_APLICATIVO_MAR.pdf Acesso em: 20 jun. 2024.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HORN, M. B. STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Trad. Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.
LIMBERGER, J. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, p. 969-975, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/PFVrRFtRtnCYJR4SDW3vSTx/ Acesso em: 5 nov. 2024.
MARQUES, H. R. et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, n. 03, p. 718-741, 2021. Disponível: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/ Acesso: 28 maio 2024.
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare: Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049 Acesso: 28 maio 2024.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, D. B. da S.; BAHIA, S. B. de M. H. Qualidade da educação e a celebração de “boas práticas inovadoras”. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Universidade Federal Fluminense. Anais [...]. Niterói: ANPED, 2019. v. 1, 5528. Disponível em: http://anais.anped.org.br/p/39reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=29 Acesso em: 28 mai. 2024.
SANTOS JR., R. R. et al. Análise do ambiente corporativo com o uso das metodologias ativas para treinamento e seleção de pessoas. Revista UniAraguaiana, v. 15, n. 3, p. 155-167, 2020. Disponível em: https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/986 Acesso: 30 mai. 2024.
SILVA, D. S. M. da et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 02, p. e058, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/fyC3cYbkkxKNDQWbFRxGsnG/ Acesso em: 5 nov. 2024.
SPENCER, H. A educação intelectual, moral e física. Porto: Lello & Irmãos, 1927.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância [livro eletrônico] Tradução: George SchleSinger. Rio de Janeiro: Intrínseca Ltda, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.