Curso Híbrido sobre Consulta de Puericultura: Construção e Validação de Conteúdo e Semântica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2347

Palabras clave:

Tecnologia educacional, Consulta de enfermagem, Saúde da Criança, Cursos, Estudo de validação

Resumen

Introdução: cursos híbridos representam uma estratégia eficaz para a Educação Permanente em Saúde promovendo a autonomia do enfermeiro em sua formação continuada. Para isso, seu planejamento deve estar alinhado às necessidades da prática profissional, garantindo a participação ativa dos enfermeiros no processo de aprendizagem. Objetivo: descrever o processo de construção e validação de um curso híbrido sobre a consulta de puericultura realizada pelo enfermeiro. Metodologia: pesquisa metodológica desenvolvida em cinco etapas: fase exploratória, construção da tecnologia, validação de conteúdo, implantação e validação semântica. A validação de conteúdo envolveu nove enfermeiros especialistas na área e a semântica 24 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde. A análise ocorreu pelo Índice de Validação de Conteúdo, Índice de Concordância Semântica e coeficiente de Kappa. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados:  a fase exploratória subsidiou a escolha da tecnologia, o conteúdo e a definição do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alojar o curso. Os resultados da validação demonstraram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,92, um Índice de Concordância Semântica de 0,99 e coeficientes de Kappa de 0,31 e 0,43, respectivamente. Conclusões: o curso desenvolvido apresenta adequação, favorecendo a construção do conhecimento e demonstrando potencial de replicabilidade.

 

Palavras-chave: Tecnologia educacional. Consulta de enfermagem. Saúde da criança. Cursos. Estudo de validação.

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Biografía del autor/a

Alana Camila Schneider, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente. Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Alysson Ramos Artuso, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia. Docente. Instituto Federal do Paraná. Colombo, Paraná, Brasil

Elisangela Argenta Zanatta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente. Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Schneider, A. C., Vendruscolo, C., Artuso, A. R., & Zanatta, E. A. (2025). Curso Híbrido sobre Consulta de Puericultura: Construção e Validação de Conteúdo e Semântica . EaD Em Foco, 15(1), e2347. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2347

Número

Sección

Estudos de Caso