A Reformulação da Concepção Pedagógica de um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu : o Relato da Experiência Vivenciada no Curso de Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2344Palabras clave:
Educação superior, Projeto pedagógico, Formação profissional, Ensino à distância, Instructional systems designResumen
Durante a pandemia de COVID-19, o Ensino Remoto Emergencial causou uma mudança inevitável nas práticas de ensino-aprendizagem nas salas de aula presenciais, levando à discussão da viabilidade de oferecimento do curso de Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande na modalidade de Ensino a Distância. Este relato objetivou detalhar a reformulação da abordagem pedagógica e alteração curricular desse curso de pós-graduação, para oferta na modalidade EaD. As etapas, desde a concepção da nova Proposta Pedagógica até a oferta da primeira turma, foram descritas cronologicamente com base nas memórias e registros da coordenação de curso, reunidos entre fevereiro de 2022 e agosto de 2024. O planejamento do curso percorreu as etapas de Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, baseado no método de Design de Sistemas Instrucionais, buscando garantir uma instrução efetiva e eficiente. Dentro da perspectiva que envolveu a capacitação de coordenadores e docentes, foram propostas mudanças como readequação da carga horária e estrutura do curso, revisão curricular, oferta da disciplina de Alfabetização Digital, implementação do portfólio digital e flexibilização do trabalho final de curso. Após a avaliação da proposta por seis instâncias institucionais, em janeiro de 2023 o curso tornou-se a Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos - EaD, integrando o acervo de cursos de pós-graduação Lato Sensu da Instituição. O respaldo institucional e o engajamento da coordenação, corpo docente e discentes foram cruciais para implementar mudanças, superar obstáculos, ampliar o alcance da formação profissional e democratizar o acesso ao ensino de excelência.
Palavras-chave: Ensino à Distância. Educação superior. Projeto pedagógico. Formação profissional.
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