Educação Popular na EAD: Cartas Pedagógicas e Chat Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2296Palabras clave:
Educadores sociais, Movimento popular, Metodologias participativasResumen
Este estudo explora a utilização de Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos na formação de educadores sociais, inspirado na Educação Popular e na pedagogia de Paulo Freire, visando promover um ensino dialógico, crítico e construtivo online. Adotando uma metodologia de pesquisa descritiva, análise documental e bibliográfica, o artigo detalha como essas ferramentas metodológicas inovadoras foram empregadas em cursos de extensão para educadores, demonstrando seu potencial transformador na educação a distância. Os resultados revelam que Cartas Pedagógicas e Chats Pedagógicos facilitam a interação significativa, o engajamento ativo e a reflexão crítica, reiterando a relevância da Educação Popular e das práticas freirianas no contexto educacional atual. Conclui-se que essas estratégias pedagógicas enriquecem o ensino e a aprendizagem online, sugerindo a necessidade de futuras pesquisas e a ampliação de seu uso na formação de educadores.
Palavras-chave: Educadores sociais. Movimento popular. Metodologias participativas.
Descargas
Citas
CAMINI, I. Cartas pedagógicas: aprendizados que se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: ESTEF, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância; organização Ana Maria Araújo. - 1. ed. - São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREITAS, A. L. S. Fazer a aula com Cartas Pedagógicas: legado de Paulo Freire e experiência de reinvenção no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021.
MARCONI, E. M.; LAKATOS, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PAULO, F. S.; SPEROTTO, N. Trajetória do curso de formação de educadores sociais em Porto Alegre: Educação Popular e pedagogia freiriana. Revista: Gestão Universitária, 2018.
PAULO, F. S. Pioneiros e pioneiras da Educação Popular freiriana e a universidade. 2018. 268 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2018.
PAULO, F. S.; DICKMANN, I. (Orgs). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na Educação Popular.1. ed. (Coleção Paulo Freire; v. 2). Chapecó: Livrologia, 2020.
PAULO, F. S.; PILETTI, T. C. Formação Continuada de professores do Ensino Médio: Sistematização de Experiências e Cartas Pedagógicas. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 35, n. 2, p. 116-131, ago./out. 2022.
PAULO, F. S.; CAMINI, I.; BAREA, R. Cartas pedagógicas: como prática de ensino e pesquisa. Passo Fundo: Saluz, 2023.
PAULO, F. S. Aulas com cartas pedagógicas: educação popular e educadores sociais. Porto Alegre: Livrologia, 2023.
NASCIMENTO, J. V. ; MIRANDA, A. R.; BASTOS, E. N. M. A influência do legado Freireano na organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia. Revista de Educação da Unina, [S. l.], v. 2, n. 3, 2021. DOI: 10.51399/reunina. v2i3.60 - Disponível em: https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/60 - Acesso em: 6 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.