Estado do Conhecimento: o Semipresencial no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2286Palabras clave:
Ensino híbridoResumen
. O presente artigo teve como objetivo apresentar um estado do conhecimento sobre a educação a distância no Brasil, em especial sobre a educação semipresencial no contexto do Ensino Superior. Para isso, foram elaboradas perguntas-guias que orientam este estudo: como as pesquisas vêm se dedicando ao tema? Quais as abordagens e focos dos estudos? Já a estratégia metodológica está baseada na estrutura de seis passos apresentados por Morosini; Fernandes (2014) sobre a estrutura de um estado do conhecimento. Os dados foram obtidos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após a aplicação das técnicas de inclusão e exclusão, foram selecionados 25 artigos para análise. Dentre os principais resultados obtidos destaca-se a formação de professores para atuação no ensino semipresencial como ponto estratégico para uma modalidade de qualidade. Seguido disso, é possível observar a relevância de temas como metodologias, recursos digitais e tendências pedagógicas que englobam o semipresencial na Educação Superior.
Palavras-chave: Educação a distância. Ensino semipresencial. Formação docente.
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