Razões para a Escolha do Ensino a Distância na Graduação e Pós-graduação na Cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2241Palabras clave:
Educação à distância, Democratização, Ensino remoto, InovaçãoResumen
A Educação a Distância (EaD) cresceu nos últimos anos e hoje representa a maior parte dos ingressantes no ensino superior em relação ao ensino presencial no Brasil. Diante desse cenário, no qual o ensino EaD cresceu 474% entre 2011 e 2021, este trabalho buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: por que as pessoas escolhem o ensino a distância para cursar a graduação e a pós-graduação? A metodologia utilizada foi qualitativa, e a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas estruturadas com estudantes da cidade do Rio de Janeiro, que realizam ou já realizaram cursos no formato EaD. Assim, o objetivo geral deste trabalho é identificar as razões pelas quais os estudantes escolhem o ensino a distância para fazer a graduação e pós-graduação. Os principais resultados encontrados foram as vantagens da EaD, como: flexibilidade de horário para estudar, maior acessibilidade financeira e melhor qualidade de vida, tendo em vista o tempo de locomoção que seria necessário no ensino presencial. Dessa forma, a EaD propõe uma democratização do acesso à educação a muitas pessoas.
Palavras-chave: Educação a distância. Democratização. Ensino remoto.
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