Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2196

Palabras clave:

Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em jogos, Gamificação, Educação profissional e tecnológica.

Resumen

A utilização de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem é uma das possibilidades de ferramentas pedagógicas nos processos formativos. O artigo tem como objetivo conceituar a aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem baseada em gamificação, buscando identificar o potencial dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a aplicação dessas metodologias ativas de ensino na turma de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no segundo semestre do ano de 2023. A apresentação do conteúdo consistiu na aplicação prática das metodologias supracitadas por meio da recriação de um jogo brasileiro, intitulado Passa ou Repassa. A intervenção pedagógica demonstrou que a aprendizagem baseada em jogos ofereceu uma abordagem atrativa, eficiente e dinâmica para a promoção do ensino e aprendizagem, com potencialidade de transformar a experiência de aprendizado em Educação Profissional e Tecnológica mais significativa e eficaz para os educandos. 

 

Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em jogos. Gamificação. Educação profissional e tecnológica. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, F. Gamification - Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. São Paulo: DVS Editora, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BES, P.. et al. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

CAMARGO, F. Por que usar metodologias ativas na aprendizagem? In: CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 13- 19.

FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629 - Acesso em: 6 set. 2023.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

FONTENELE, L. RABELO, J. SILVA, I. A Educação E A Gamificação: Possibilidades Nas Aulas Remotas. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento – ISSN:19814127 Vol. 14 nº 3. Set/Dez 2021.

GONÇALVES, A. S. M. Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado). Universidade do Minho. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30136 Acesso em 10 dez. 2023.

GIL, A. C. Como Fazer Pesquisa Qualitativa . São Paulo: Atlas, 2021.

HERGESEL, J. P.; FERRARAZ, R. Elementos da televisão clássica no SBT: análise estilística do Domingo Legal. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 113–131, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/46173 Acesso em: 9 mar. 2024.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. M. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora:uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 1-25

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MORAN, J. M.. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019a.

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

Sylvestre, D. R. P., Silva, G. N. da, Carvalho, P. P. de J., & Sondermann, D. V. C. (2024). Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica . EaD Em Foco, 14(1), e2196. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2196

Número

Sección

Estudos de Caso