EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Germano Lechner

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.217

Resumen

No presente trabalho, apresento um debate em torno da Educação a Distância: aspectos positivos e negativos. Na introdução, trago a importância da escola na formação do sujeito, nas seções subsequentes, trato da Educação a Distância, partindo de uma revisão bibliográfica e passando por uma entrevista de caráter qualitativo. Esta pesquisa foi realizada com profissionais da área da educação, com perguntas abertas, com o objetivo de promover um debate em torno da modalidade da educação a distância. Concluo o trabalho com uma reflexão pessoal, partindo da minha experiência como docente, apoiado pela teoria de diferentes autores na linha de pensamento construtivista e sociointeracionista.

Palavras-chave: Educação a distância; Interação; Internet; Aprendizagem.

Distance Education: a Discussion in the 21st Century

Abstract
In the present study I propose a debate on distance education, covering both its positive and negative aspects. In the introduction I refer to the importance of the school in the formation process of the individual; in the following sections I cover Distance Education theme with a bibliographical revision and I also analyze the data collected by a qualitative interview. This survey was made with professionals of the educational field, with open-ended questions; it aims at promoting a reflection on distance education. I conclude this study with a personal reflection based on my own personal experience as a teacher, supported by the theory proposed by different authors, who follow both the constructivist and the social interactionist lines of thinking.

Keywords: Distance education; Interaction; Internet; Learning.

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Publicado

2015-03-05

Cómo citar

Lechner, G. (2015). EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI. EaD Em Foco, 5(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.217

Número

Sección

Artí­culo de investigación