Estudo de Avaliabilidade de Cursos a Distância para Prevenção e Controle do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2153

Palabras clave:

Educação a Distância., Obesidade., Sobrepeso., Avaliação em Saúde., Atenção Primária à Saúde.

Resumen

Para qualificar a atenção nos serviços de atenção primária em relação ao sobrepeso e obesidade no Brasil, foram oferecidos cursos autoinstrucionais e de especialização a profissionais da saúde da atenção primária, em nível nacional. O objetivo deste estudo foi desenvolver um processo avaliativo das ofertas educacionais a distância para prevenção e controle do sobrepeso e obesidade por meio de um estudo de avaliabilidade, seguindo a metodologia de Thurston & Ramaliu. Foram construídos e validados modelos avaliativos em oficinas de trabalho e consenso, resultando em duas matrizes avaliativas - uma para o curso autoinstrucional e outra para a especialização. Os dados primários foram obtidos de estudantes, tutores e coordenação de curso. O modelo avaliativo gerou indicadores e medidas que possibilitam aprimorar as ações educacionais na modalidade a distância, estimulando a cultura de avaliação das ofertas educacionais.

 

Palavras-chave:Educação a distância. Obesidade. Sobrepeso. Avaliação em saúde. Atenção primária à saúde.

 

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Publicado

2024-10-17

Cómo citar

Colussi, C. F., Warmling, D., Campos, D. A. de, Araújo, C. A. H. de, Coelho, E. B. S., & Lindner , S. R. (2024). Estudo de Avaliabilidade de Cursos a Distância para Prevenção e Controle do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde. EaD Em Foco, 14(1), e2153. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2153

Número

Sección

Estudos de Caso