Estudo de Avaliabilidade de Cursos a Distância para Prevenção e Controle do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2153Palabras clave:
Educação a Distância., Obesidade., Sobrepeso., Avaliação em Saúde., Atenção Primária à Saúde.Resumen
Para qualificar a atenção nos serviços de atenção primária em relação ao sobrepeso e obesidade no Brasil, foram oferecidos cursos autoinstrucionais e de especialização a profissionais da saúde da atenção primária, em nível nacional. O objetivo deste estudo foi desenvolver um processo avaliativo das ofertas educacionais a distância para prevenção e controle do sobrepeso e obesidade por meio de um estudo de avaliabilidade, seguindo a metodologia de Thurston & Ramaliu. Foram construídos e validados modelos avaliativos em oficinas de trabalho e consenso, resultando em duas matrizes avaliativas - uma para o curso autoinstrucional e outra para a especialização. Os dados primários foram obtidos de estudantes, tutores e coordenação de curso. O modelo avaliativo gerou indicadores e medidas que possibilitam aprimorar as ações educacionais na modalidade a distância, estimulando a cultura de avaliação das ofertas educacionais.
Palavras-chave:Educação a distância. Obesidade. Sobrepeso. Avaliação em saúde. Atenção primária à saúde.
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