Competências Digitais de Alunos do Ensino Superior: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2116

Palabras clave:

Competências digitais, Ensino superior, Estudantes, Revisão sistemática da literatura

Resumen

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) internacional sobre as competências digitais de alunos do ensino superior. Para tanto, foram elaboradas duas questões norteadoras da pesquisa: 1 - Como se define a competência digital de alunos no contexto do ensino superior? e 2 - Quais são os modelos comumente utilizados para avaliar a competência digital de alunos universitários? Como estratégia metodológica, foi adotada a RSL que corresponde a um processo de construção teórica cujo único objetivo é revisar os documentos obtidos de vários bancos de dados relevantes independentemente do acesso a quaisquer dados primários e constitui uma ferramenta essencial para sintetizar informações e evidências científicas disponíveis, aumentar a validade das conclusões de estudos individuais e identificar agendas futuras de pesquisa. Os achados permitem concluir que a definição de competência digital para os alunos do ensino superior segue um padrão generalista, não considerando as especificidades do contexto educacional em que os estudantes estão inseridos e que o modelo mais utilizado segue sendo o DigComp, uma proposição europeia para avaliar e acompanhar o desenvolvimento da competência digital dos cidadãos europeus de uma maneira geral. 

 

Palavras-chave: Competências digitais. Ensino superior. Estudantes. Revisão sistemática da literatura. 

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Biografía del autor/a

Fernanda Roda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Adjunta I do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. É revisora de periódicos e eventos acadêmicos da área. Avaliadora ad hoc da FACEPE (Fundação de Amparo í  Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). Temas de interesses em pesquisa: Ensino e Pesquisa (competências profissionais e docentes; educação a distância; incorporação das TICs ao processo ensino-aprendizagem) e Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Prazer e sofrimento no trabalho, alienação no trabalho, QVT). Lí­der do GP: CEOS - Centro de Estudos Organizacionais do Semiárido.

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Publicado

2024-01-30

Cómo citar

Fernanda Roda, Mendonça, J. R. C. de, & Barbosa, M. A. C. (2024). Competências Digitais de Alunos do Ensino Superior: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional . EaD Em Foco, 14(1), e2116. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2116

Número

Sección

Revisões