Competências Docentes para o Trabalho Híbrido e para a Educação a Distância em Tempos de Pandemia - o Caso de uma Universidade do Norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2086Palabras clave:
Educação superior, Competências, Covid19, Educação à distânciaResumen
É notório o impacto da pandemia de COVID-19 na educação superior, com destaque
para a transição para o ensino remoto e híbrido. A adoção de novas tecnologias educacionais e
modelos de ensino e aprendizagem trouxe à tona a importância da flexibilidade e da tecnologia
digital no ensino superior, assim como a necessidade de desenvolvimento de novas
competências para professores que atuam na modalidade de Educação a Distância (EaD). Este
estudo tem como objetivo analisar as competências essenciais dos professores na modalidade
EaD em Foco, 2024, 14(1): e2086 | 2
EaD, necessárias para atuação no curso de Administração, advindas do contexto do ensino
remoto durante a pandemia. Possuindo uma abordagem qualitativa e descritiva, esta pesquisa
se utilizou de pesquisa documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores de
uma Instituição de Ensino Superior no norte do estado de Minas Gerais. Os resultados apontam
que as competências funcionais e comportamentais possuem os maiores destaques. Após o
isolamento social, ficou ainda mais claro a percepção da competência comportamental. Nota-se,
pois, a necessidade constante do aprimoramento das competências dos professores para
atuação na Educação à Distância.
Palavras-chave: Educação superior. Educação à distância. Competências. Covid19.
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