Competências Docentes para o Trabalho Híbrido e para a Educação a Distância em Tempos de Pandemia - o Caso de uma Universidade do Norte de Minas Gerais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2086

Palabras clave:

Educação superior, Competências, Covid19, Educação à distância

Resumen

É notório o impacto da pandemia de COVID-19 na educação superior, com destaque
para a transição para o ensino remoto e híbrido. A adoção de novas tecnologias educacionais e
modelos de ensino e aprendizagem trouxe à tona a importância da flexibilidade e da tecnologia
digital no ensino superior, assim como a necessidade de desenvolvimento de novas
competências para professores que atuam na modalidade de Educação a Distância (EaD). Este
estudo tem como objetivo analisar as competências essenciais dos professores na modalidade

EaD em Foco, 2024, 14(1): e2086 | 2
EaD, necessárias para atuação no curso de Administração, advindas do contexto do ensino
remoto durante a pandemia. Possuindo uma abordagem qualitativa e descritiva, esta pesquisa
se utilizou de pesquisa documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores de
uma Instituição de Ensino Superior no norte do estado de Minas Gerais. Os resultados apontam
que as competências funcionais e comportamentais possuem os maiores destaques. Após o
isolamento social, ficou ainda mais claro a percepção da competência comportamental. Nota-se,
pois, a necessidade constante do aprimoramento das competências dos professores para
atuação na Educação à Distância.


Palavras-chave: Educação superior. Educação à distância. Competências. Covid19.

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Biografía del autor/a

Rogério Santos Brant, Universidade FUMEC

Doutorando pelo Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC

Professor do Instituto Federal Goiano 

Danilo Costa, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sandu´íche pela York University.

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC

Professor da SKEMA Business School

Leonardo Guimarães Medeiros , Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP)

Professor do Instituto Federal Goiano

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Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Brant, R. S., Costa, D., & Medeiros , L. G. (2024). Competências Docentes para o Trabalho Híbrido e para a Educação a Distância em Tempos de Pandemia - o Caso de uma Universidade do Norte de Minas Gerais. EaD Em Foco, 14(1), e2086. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2086

Número

Sección

Artí­culo de investigación