A Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Olhares Docentes e Discentes
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2085Palabras clave:
Cultura visual, Ambiente virtual de aprendizagem , Percepção docente, Percepção discenteResumen
Na Educação a Distância (EaD) a virtualidade e o uso das tecnologias digitais favorecem a aplicação da Cultura Visual para enriquecer a construção de conhecimento e a comunicação. Desta forma, este artigo tem como objetivo investigar a percepção discente e docente em relação ao uso de elementos da Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) voltados para a graduação a distância. Este estudo contou com a participação de 18 docentes e 58 discentes de oito cursos de graduação a distância de uma instituição pública federal. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário misto, disponibilizado em meio digital. Nas questões objetivas foram realizadas análises descritivas e aplicados testes estatísticos com o auxílio do software SPSS. Na análise qualitativa das questões subjetivas, os dados foram analisados a partir dos ciclos de codificação de Saldaña. Através das respostas adquiridas, tornou-se viável a condução de análises e reflexões acerca da demanda por potenciais aprimoramentos no processo de ensino-aprendizagem no contexto da EaD, com foco na melhoria da incorporação de elementos oriundos da Cultura Visual evidenciados pelos participantes em três aspectos: na metodologia, na comunicação entre os atores e na organização visual das informações no AVA.
Palavras-chave: Cultura visual. Ambiente virtual de aprendizagem. Percepção discente. Percepção docente.
Descargas
Citas
ALMEIDA, S. S. Memes como Estratégias Pedagógicas na EaD para Professores. Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais, vol. 2, nº 2, 2020.
BLEY, D. H. P.; CARVALHO, A. B. G. Ciclos De Codificação E O Software Atlas Ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 2019.
CARDOSO, L. F. P. Cultura Visual e a Educação Através da Imagem. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Design. Universidade Federal de Pernambuco. 2010.
CASTRO, A. B; OLIVEIRA, V.G.S. Influências das imagens da cultura visual na aprendizagem significativa no contexto da educação a distância. VI CONEDU - Vol 3. Campina Grande: Realize Editora, 2020.
COMERLATO, P.H. et al. Métodos estatísticos para desfechos qualitativos. In: CAPP, E.; NIENOV, O. H. Bioestatística quantitativa aplicada. Editora UFRGS. Porto Alegre, 2019.
FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020.
GARLET, F.R.; MINUZZI, R. F. B. A Imagem no Contexto EaD: Problematizações a Partir da Cultura Visual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 146–163, 2014.
HERNANDEZ, F. ¿De Qué Hablamos Cuando Hablamos De Cultura Visual? Educação & Realidade, 2005.
HERNANDEZ, F. A Cultura Visual como um Convite à Deslocalização do Olhar e ao Reposicionamento do Sujeito. In: MARTINS, R., TOURINHO, I. Educação da Cultura Visual: Conceitos e Contextos. Editora UFSM, 2011.
JORGE, R. G. Perspectivas para a Utilização do Meme na Elaboração de Materiais Didáticos para EaD. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e957, 2020.
KEDRA, J; ZAKEVICIUTE, R. Visual literacy practices in higher education: what, why and how? Journal of Visual Literacy, 2019.
LAGE, P. B. L.; CAVALCANTE, P. S. Inglês On-line na Universidade: O que dizem os Estudantes? Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, 2022.
MAIA, C. Na rede sim, na educação não. Revista Fonte – A Educação e as Novas Tecnologias Digitais, p. 63-66, dez. 2008. Disponível em https://www.prodemge.gov.br/images/com_arismartbook/download/9/revista_8.pdf - Acesso em 05 de nov de 2021.
MENEZES, M. R. Uma imagem vale mais que mil palavras: o uso do audiovisual no EAD. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 2013.
MIRZOEFF, N. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.
SALDAÑA, J. The coding manual for qualitative researchers. 2rd ed. London: Sage, 2013.
SACARMUZA, B. C. Universidade Corporativa: Educação Continuada e Mediação Tecnológica. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias). Universidade Norte do Paraná. Londrina, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.