Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2080Palabras clave:
Ensino à distância, TICs, ArquiteturaResumen
O ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico.
Descargas
Citas
AL MAANI, D.; ALNUSAIRAT, S.; AL-JOKHADAR, A. Transforming learning for architecture: online design studio as the new norm for crises adaptation under COVID-19. In: 9TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE ARAB SOCIETY FOR COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN 2021, Cairo. Anais [...]. Cairo, p. 129–141. DOI: 10.1108/OHI-01-2021-0016.
ARAÚJO, T. C. M. Projetos colaborativos: Experiências interculturais na formação do arquiteto. 2007. Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
BERNARDES, M.; OLIVEIRA, G. Teaching practices of Computer-AIDED Technical Drawing in the time of COVID-19. In: PROCEEDINGS OF THE 23RD INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND PRODUCT DESIGN EDUCATION 2021, Denmak. Anais [...]. Denmak. DOI: 10.35199/epde.2021.9.
BORDE, A. L P; PESSOA, A. ‘Pandemic drawings’: Are we still teaching conceptual drawing? Drawing: Research, Theory, Practice, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 377–390, 2021. DOI: 10.1386/drtp_00072_1.
BRASIL. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus. 2020.
CEFET-MG. Projeto pedagógico para reestruturação do curso técnico em Edificações. Timóteo, 2017.
CELANI, G. Colaboração remota no projeto de Arquitetura e Urbanismo em um contexto de isolamento social. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 163–167, 2021. DOI: 10.21680/2448-296x.2021v6n1id23866.
COSTA, T. G. et al. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como facilitadoras do Ensino Remoto Emergencial no contexto epidêmico da Covid-19. Holos, [S. l.], v. 3, p. 1–24, 2021. DOI: 10.15628/holos.2021.11665.
DALTROZO, J. G.; MARTAU, B. T. Ensino de Arquitetura e Urbanismo em tempos de pandemia: revisão sistemática de literatura. In: XXXVIII ENSEA - ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO; XXI CONABEA - CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO 2022, Campos dos Goytacazes. Anais [...]. Campos dos Goytacazes, p. 153–163.
ESPÍNDOLA, M. A.; CÉSAR, F.; PEREIRA, M. Desafios de implantação da educação remota no período da Covid-19 : uma análise a partir da percepção de docentes do nível técnico. Revista Educação Online, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 101–117, 2022.
KOMARZYNSKA-SWIESCIAK, E.; ADAMS, B.; THOMAS, L. Transition from Physical Design Studio to Emergency Virtual Design Studio. Buildings, [S. l.], v. 11, n. 312, p. 1–20, 2021.
MAKOWSKA, B.. Teaching freehand drawing on-line to architecture students. World Transactions on Engineering and Technology Education, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 41–47, 2021.
MELO, A. L. C. D.; SANTOS, G. O.; FLORÊNCIO, P. C. S. Perspectivas de ensino nos cursos técnicos: experiências de professores nas aulas remotas mediadas por Jamboard. Devir Educação, [S. l.], p. 206–226, 2021. DOI: 10.30905/rde.v0i0.412.
NUNES, A. A.; MARTINS, P. D.; SOUZA, J. P. M. Ensino Remoto Emergencial de Desenho Arquitetônico: Desafios, análise e proposta. Educação Gráfica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 135–154, 2022.
PEREIRA, M. Geometria na Arquitetura: Novas tecnologias e ensino remoto. Cadernos Do Proarq (Ufrj), [S. l.], v. 1, n. 36, p. 241–262, 2021. DOI: 10.37180/2675-0392-n36-13.
PIFFERO, E. L. F. et al. Metodologias ativas e o ensino remoto de Biologia: uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8465.
PONZIO, A. P. et al. Parametric design learning strategies in the context of Architectural Design Remote Teaching. In: XXV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL (SIGRADI): DESIGNING POSSIBILIES 2021, Anais [...]. [s.l: s.n.] p. 1077–1088. DOI: 10.5151/sigradi2021-189.
ROCHA, J. M. F.; SANTOS, W. S. O ensino de trigonometria no ensino remoto: Uma proposta de sala de aula invertida com o uso do Nearpod. Principia, [S. l.], 2022.
SILVA, D. F.; GITAHY, R. R. C.; SANTOS, D. A. N. A metodologia ativa Peer Instruction e o uso do aplicativo Socrative: relato de experiência no curso técnico de marketing. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21343.
SILVA, H. A. Reflexões político-econômicas e o atelier de projeto de arquitetura em tempos de pandemia do Covid-19. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 168–173, 2021. DOI: 10.21680/2448-296x.2021v6n1id22910.
SOLIMAN, A. M. Appropriate teaching and learning strategies for the architectural design process in pedagogic design studios. Frontiers of Architectural Research, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 204–217, 2017. DOI: 10.1016/j.foar.2017.03.002.
STANIEWSKA, A.; KONOPACKI, J. Minecraft games and public participation in Landscape Design - Current teaching experience. World Transactions on Engineering and Technology Education, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 238–243, 2021.
WU, W. L. et al. A spherical video-based immersive virtual reality learning system to support landscape architecture students’ learning performance during the COVID-19 era. Land, [S. l.], v. 10, n. 561, p. 1–23, 2021. DOI: 10.3390/land10060561.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.