O Papel da Gamificação no Ensino de Planejamento Estratégico para Empreendedores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2042

Palabras clave:

Aprendizagem, Empreendedores, Gamificação

Resumen

A gamificação tem assumido destaque no cenário das tendências tecnológicas possibilitadas pela internet no campo do ensino realizado com utilização de plataformas. No Brasil, estudos recentes que versam sobre a criação e produção de games mostram um crescimento do setor de jogos para a área de treinamentos corporativos e capacitação profissional, além de expressivo aumento no número de jogadores digitais. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é compreender como a gamificação influencia o processo de aprendizagem de planejamento estratégico para empreendedores. Para tanto, em termos teórico-conceituais, buscou-se relacionar temas como aprendizagem, empreendedorismo e gamificação, procurando integrar suas dimensões conceituais. Em termos metodológicos, assumiu-se abordagem qualitativa, com dados obtidos por entrevistas junto a empreendedores jogadores, bem como criadores e apoiadores do ecossistema de aprendizagem para pequenos empreendedores. Os resultados destacam a percepção de contribuição da aprendizagem gamificada pelos participantes, inclusive a partir dos erros durante os jogos.  

 

Palavras-chave: Aprendizagem on-line. Empreendedores. Gamificação.

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Biografía del autor/a

Siméia Azevedo Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Administração - Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2024-01-30

Cómo citar

Santos, S. A., & VIEIRA, A. (2024). O Papel da Gamificação no Ensino de Planejamento Estratégico para Empreendedores. EaD Em Foco, 14(1), e2042. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2042

Número

Sección

Estudos de Caso