Controle e Transparência em Instituições Federais de Educação Superior: um Estudo Exploratório da Universidade Aberta do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2033

Palabras clave:

Educación a distancia. Transparencia. Gestión Universitaria.

Resumen

 O objetivo do artigo é analisar se as universidades aderentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) seguem o princípio constitucional de publicidade mediante a transparência ativa em seus sites institucionais. Este é um estudo exploratório com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Os resultados foram obtidos por levantamento documental a partir dos sites institucionais de 26 universidades federais aderentes ao Sistema UAB. A relevância do estudo está nas recomendações para as universidades federais implantarem ações que aperfeiçoam a transparência. Propõem-se ferramentas de gestão aplicáveis em seus portais eletrônicos, uma vez que esses assumem o papel de melhorar a eficiência da transparência das instituições. Conclui-se que a mesma Tecnologia da Informação e Comunicação que viabiliza a mediação pedagógica na UAB é apta para aperfeiçoar o nível de transparência da gestão.  

 

Palavras-chave: Educação a distância. Governo aberto. Gestão universitária.

 

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Publicado

2024-06-14

Cómo citar

Anderson dos Santos, A., Bianchi, I. S., & Bahia, E. M. dos S. (2024). Controle e Transparência em Instituições Federais de Educação Superior: um Estudo Exploratório da Universidade Aberta do Brasil. EaD Em Foco, 14(1), e2033. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2033

Número

Sección

Artí­culo de investigación