Aprendizagem Significativa no Ensino a Distância: Possibilidades a partir da Análise Documental da Disciplina “Educação e Cultura Corporal: Fundamentos e Práticas” no Curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2007

Palabras clave:

Educação à distância, Freire, Ausubel , Aprendizagem significativa

Resumen

 A educação a distância surgiu a partir da necessidade de ofertar educação básica à população vulnerável. Com o passar dos anos, o ensino a distância cresceu vertiginosamente, passando por intenso processo de expansão de vagas e tipos de cursos. No Brasil, houve medidas decisivas que permitiram não apenas a regulação da educação a distância como também a criação do sistema Universidade Aberta do Brasil e, mais recentemente, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). O interesse pela discussão do tema teve início a partir da experiência dos autores na prática de atuação como facilitadores nas disciplinas que acompanharam durante a trajetória no curso de pós-graduação lato sensu da UNIVESP. O estudo teve como objetivo investigar e analisar as possibilidades do emprego da aprendizagem significativa na educação a distância a partir de disciplina ofertada no curso de Pedagogia da UNIVESP.  

 

Palavras-chave: Educação à distância. Freire. Ausubel. Aprendizagem significativa. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGRA, G. et al. Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel’s Theory. Rev Bras Enferm., v. 72, n. 1, p. 248-255, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0691

ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa [online], v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010

BRASIL. Lei nº 9.395, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é o Sistema UAB e sua legislação. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-progra mas/educacao-a-distancia/uab/acesse-tambem/o-que-e-uab#:~:text=O%20Sistema%20UAB%20foi%20institu%C3%ADdo,de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20superior%20no%20Pa%C3%ADs%22 - Acesso em: 1 ago. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, K. S. Um panorama geral sobre a história do ensino a distância. In: ARAÚJO, B.; FREITAS, K. S. (coord.). Educação à distância no contexto brasileiro: algumas experiências da UFBA. Salvador: UFBA, 2005.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

KENSKI, V. M. O desafio da Educação a Distância no Brasil. Revista Edu foco, Juiz de Fora, v. 7, p. 1-13, 2010.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MORAN, J. V. O ensino superior a distância no Brasil. Educação & Linguagem, v. 12, n. 19, jan./jun. 2009.

MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M. C.; RODRÍGUEZ, M. L. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. 1997. Disponível em . Acesso em: 30 jul. 2022.

SILVA, M. P. D.; MELO, M. C. D. O. L.; MUYLDER, C. F. D. Educação a Distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015.

SOARES, C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, p. 6-12, 1996. Supl. 2. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139637/134931 - Acesso em: 1 ago. 2022.

UNIVESP. História. São Paulo, 2022. Disponível em: https://univesp.br/institucional/historia - Acesso em: 27 ago. 2022.

Publicado

2024-03-12

Cómo citar

Joaquim, A. R. de S., & Machado, I. (2024). Aprendizagem Significativa no Ensino a Distância: Possibilidades a partir da Análise Documental da Disciplina “Educação e Cultura Corporal: Fundamentos e Práticas” no Curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). EaD Em Foco, 14(1), e2007. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2007

Número

Sección

Estudos de Caso