EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO AUTOGERENCIAMENTO DA APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.200Resumen
A autonomia dos estudantes, no que se refere a sua capacidade de autogerenciamento dos estudos e ao uso de estratégias de aprendizagem adequadas ao contexto formativo, desempenha papel fundamental para o sucesso da aprendizagem na Educação a Distancia. Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essa modalidade de ensino buscando caracterizar seus níveis de satisfação e percepção a respeito da estrutura dos cursos, suas interações com professores e tutores e suas características pessoais e estratégias cognitivas dotadas no processo de aprendizagem na EaD. Para tal, foi realizada pesquisa de campo de caráter qualitativo com base na construção e aplicação de uma escala de percepção docente em EaD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade de ensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem ter hábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à frequência e ao tempo dedicado ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias de aprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento do curso.
Palavras-chave: Educação a distância. Autonomia do aprendiz. Estratégias de aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.