LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado, como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1965Palabras clave:
Corpografia , Educação científica, Pesquisa colaborativa., Laboratório de ensino remoto EmergencialResumen
Este estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o contexto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos integrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical, para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador RedePub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesquisa, para a continuidade de seus estudos.
Palavras-chave: Corpografia. Educação científica. Laboratório de ensino remoto Emergencial. Pesquisa colaborativa.
Descargas
Citas
ALVES, E. J. de A. Os jingles e a sua capacidade de proporcionar credibilidade à marca. Centro Universitário De Brasília - Uniceub Faculdade De Ciências Sociais Aplicadas – Fasa (Monografia de Conclusão do Curso de Comunicação Social, habilitação em publicidade. Brasília/DF), 2006.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas III – Charles Baudelaire um Lírico no Auge do Capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BOAL, A. Teatro do Oprimido: voz e vez aos oprimidos contra a opressão. 6ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BLANKE, H. W. Para uma Nova História da Historiografia. In: MARBELA, Jurandir (Org.). A História da Escrita. São Paulo: Contexto, 2006.
BUFFA, E.; LOMBARDI, J. C. O Público e o Privado como categoria de análise de educação. In: LOMBARDI, José Claudinei Et alli (Org.). O Público e o Privado na História da Educação Brasileira: concepções e práticas. São Paulo: Autores Associados, HISTERDBR, 2005, pp.31-96.
HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acessado em 20 de março de 2020.
JACQUES, P. B. Cenografias e Corpografias Urbanas: Espetáculo e Experiência na cidade contemporânea. In: Revista Observatório Itaú Cultural, Como a cultura pode mudar a cidade, nº 05, 2008, p. 47–57.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. (2002 [1980]). Metáforas da vida cotidiana. Trad.: Mara Sophia Zanotto. São Paulo: Mercado das Letras.
LEÃO, J. A. C. “Corpografia da memória movimento: a experiência intuitiva de se perder e se achar em configuração de corpos híbridos”. In: François Soulages; Alberto Olivieri; Ricardo Biriba; Ariadne Moraes. (Org.). O Sensível Contemporâneo. 1ed.Salvador: Edufba, 2010a.
LEÃO, J. A. C. “Memória no corpo afrodescendente em brincantes? Diálogos em trânsito Brasil-Caribe-Brasil, enquanto processo educativo”. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2010b.
LEÃO, J. A. C. “Memória de brincantes: Corpo como fonte e objeto de informação”. In: Elizeu Clementino de Souza (org.). Memória, (auto) biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011a, 446p.
LEÃO, J. A. C “Máscaras brincantes: escrituras estéticas no corpo”. In: XVI Seminário Académico APEC – Horizontes de Brasil: Encenarios, intercâmbios y Diversidad. Barcelona: APEC, 2011b.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LOMBARDI, J. C. História e Historiografia da Educação: Fundamentos Teórico-Metodológicos. In: SCHELBAUER, Analete Regina; LOMBARDI, José Claudinei; MACHADO, M. C. G. (Org.). Educação em Debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006a.
MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, Á. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009, 174 p.
MOURA, R. de A. Técnicas de laboratório. São Paulo: Editora Atheneu, 2001.
PEREIRA, M. de A.; ICLE, G.; SCHECHNER, R. O que pode a performance na educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação e Realidade, v. 35 (2), p. 23-35, 2010.
QUEIROZ, C. J. P.; SANTOS, E. P.; SARAIVA, R. A. C. “A produção de micro história na história do lugar por meio do uso das linguagens tecnológicas na educação básica”. In: PEREIRA, Inaiá Brandão, ARAÚJO, Katia Soane Santos; SANTOS, Tarsis de Carvalho (org.). Entrelugares: Ensaio sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade. Volume 1. Editora CRV. Curitiba 2017, p.129.
ROJO, R. MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCHECHNER, R; ICLE, G; PEREIRA, M. A. O que pode a performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner. In: Revista Educação e Realidade. v.35, n.2, pgs 23-35, 2010.
SALES, K. M. B. Cognição em ambientes com mediação telemática: uma proposta metodológica para análise cognitiva e da difusão social do conhecimento. 2013, 241f. Tese (Doutorado Multidisciplinar e Multinstitucional em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
SANTAELLA, L. Adeus às fronteiras entre natureza e cultura”. In: Revista Observatório Itaú cultural. 19º edição, Tecnologia e cultura: uma sociedade em redes. São Paulo: Itaú Cultural, 2016.
SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
SANTOS, E. P. Conceito-ação de Educação Científica e Ensino de Ciências no contexto do projeto a Rádio da Escola na Escola da Rádio no Colégio da Polícia Militar da Bahia – CPM Dendezeiros/BA. Dissertação de mestrado. 2017. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; 2017.
SERPA, L. F. P. Perspectivas de Estudo em História da Educação: Identificando o campo. In: Anais do XV EPENN, São Luís, julho, 2001 (Cd-rom).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.