Conteúdos em Áudio: o Uso do Podcast como Recurso Educacional na Disciplina de Histologia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1961Resumen
O crescente uso de ferramentas online e mídias digitais e a velocidade com a qual as informações tornam-se disponíveis ao longo dos últimos anos, vêm requerendo adaptações dos ambientes educacionais. Recentemente, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o mundo presenciou profundas mudanças no cenário educacional, havendo uma verdadeira disruptura no processo de ensino e aprendizagem, que passou forçosamente a ser mediado pelas interfaces digitais. No presente trabalho será apresentada uma experiência, no âmbito das educações realizadas em outras presencialidades, desenvolvida em um curso de Odontologia de uma universidade pública brasileira, durante o período de pandemia. Um podcast, com 20 episódios, foi implementado como recurso educacional complementar, na disciplina de Histologia. O podcast foi disponibilizado na plataforma Spotify e associado a uma conta no Instagram para divulgação e veiculação de material, como resumos e fotos do banco de lâminas da disciplina. Ao término do ano letivo foi enviado um formulário para avaliar a percepção dos estudantes usuários do podcast. O projeto alcançou 1.262 pessoas, incluindo 14 estrangeiros. Dos 87 participantes que responderam o formulário, 89,7% perceberam grande melhora no entendimento da matéria após ouvir o podcast e 96,6% classificaram o conteúdo como excelente. Os resultados trazem uma experiência exitosa durante o ensino remoto emergencial, reforçando a possibilidade da adoção de novas tecnologias digitais, que possam privilegiar atividades à distância e com potencial de gerar maior engajamento e autonomia dos estudantes.
Palavras-chave: Aprendizagem. Tecnologia. Podcast. Histologia.
Descargas
Citas
ALAM, F. et al. E-learning optimization: the relative and combined effects of mental practice and modeling on enhanced podcast-based learning"”a randomized controlled trial. Advances in Health Sciences Education, v. 21, n. 4, p. 789–802, 2016. DOI: 10.1007/s10459-016-9666-9
ALMEIDA-AGUIAR, C.; CARVALHO, A. A. Exploring podcasting in heredity and evolution teaching. Biochemistry and molecular biology education, v. 44, n. 5, p. 429–432, 2016. DOI: 10.1002/bmb.20965
ANTEBY, R. et al. Development and Utilization of a Medical Student Surgery Podcast During COVID-19. Journal of Surgical Research, v. 265, p. 95–99, 2020. DOI: 10.1016/j.jss.2021.03.059
BARROSO, F.; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, p. 124–131, 2015.
CARVALHO, A. A. et al. Podcasts in higher education: Students"™ and lecturers"™ perspectives. In: Tatnall, A., Jones, A. (eds) Education and Technology for a Better World. WCCE 2009. IFIP Advances in Information and Communication Technology. [s.l: s.n.]. v. 302p. 417–426. DOI: 10.1007/978-3-642-03115-1_44
CHIN, A.; HELMAN, A.; CHAN, T. Podcast Use in Undergraduate Medical Education. Cureus, v. 9, n. 12, 2017. DOI: 10.7759/cureus.1930
DE GAGNE, J. C. et al. Microlearning in health professions education: Scoping review. JMIR Medical Education, v. 5, n. 2, p. 1–15, 2019. DOI: 10.2196/13997
EKAMBARAM, K. et al. An electronic survey of preferred podcast format and content requirements among trainee emergency medicine specialists in four Southern African universities. African Journal of Emergency Medicine, v. 11, n. 1, p. 3–9, 2021. DOI: 10.1016/j.afjem.2020.10.014
GARRISON, D. R.; KANUKA, H. Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. Internet and Higher Education, v. 7, n. 2, p. 95–105, 2004. DOI: 10.1016/j.iheduc.2004.02.001
HEMPEL, G.; WEISSENBACHER, A.; STEHR, S. N. COVID-19: eine Chance zur Digitalisierung der Lehre? Erfahrungsbericht. Anaesthesist, v. 71, p. 340–349, 2021. DOI: 10.1007/s00101-021-01016-4
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1–29, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4299
KALLUDI, S. et al. Is video podcast supplementation as a learning aid beneficial to dental students? Journal of Clinical and Diagnostic Research, v. 9, n. 12, p. CC04–CC07, 2015. DOI: 10.7860/JCDR/2014/14428.6944
KAPOOR, S.; CATTON, R.; KHALIL, H. An evaluation of medical student-led podcasts: What are the lessons learnt? Advances in Medical Education and Practice, v. 9, p. 133–138, 2018. DOI: 10.2147/AMEP.S148513
LEADBEATER, W. et al. Evaluating the use and impact of lecture recording in undergraduates: Evidence for distinct approaches by different groups of students. Computers and Education, v. 61, n. 1, p. 185–192, 2013. DOI: 10.1016/j.compedu.2012.09.011
LOMAYESVA, N. L. et al. Five medical education podcasts you need to know. Yale Journal of Biology and Medicine, v. 93, n. 3, p. 461–466, 2020.
NARULA, N.; AHMED, L.; RUDKOWSKI, J. An evaluation of the "5 Minute Medicine" video podcast series compared to conventional medical resources for the internal medicine clerkship. Medical Teacher, v. 34, n. 11, 2012. DOI: 10.3109/0142159X.2012.689446
PRAKASH, S. S.; MUTHURAMAN, N.; ANAND, R. Short-duration podcasts as a supplementary learning tool: Perceptions of medical students and impact on assessment performance. BMC Medical Education, v. 17, n. 1, p. 1–14, 2017. DOI: 10.1186/s12909-017-1001-5
RAUPACH, T. et al. Moving knowledge acquisition from the lecture hall to the student home: A prospective intervention study. Journal of Medical Internet Research, v. 17, n. 9, p. e223, 2015. DOI: 10.2196/jmir.3814
RIDDELL, J. et al. Independent and Interwoven: A Qualitative Exploration of Residents"™ Experiences with Educational Podcasts. Academic Medicine, v. 95, n. 1, p. 89–96, 2020. DOI: 10.1097/ACM.0000000000002984
SANDARS, J. et al. Twelve tips for rapidly migrating to online learning during the COVID-19 pandemic. MedEdPublish, v. 9, p. 82, 2020. DOI: 10.15694/mep.2020.000082.1
SANTOS, E. M. Emergency remote teaching and the use of digital resources in english language classes. Ilha do Desterro, v. 74, n. 3, p. 145–160, 2021. DOI: 10.5007/2175-8026.2021.E80751
SCHÖBEL, T. et al. Podcasts as a teaching tool in orthopaedic surgery: Is it beneficial or more an exemption card from attending lectures? Orthopäde, v. 50, n. 6, p. 455–463, 2021. DOI: 10.1007/s00132-020-03956-y
SOUZA, A. G. DE; CUNHA, M. C. K. Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 8, n. 1, p. 82-99, 2011. DOI: 10.26512/rhla.v8i1.719
THOMA, B. et al. An international, interprofessional investigation of the self-reported podcast listening habits of emergency clinicians: A METRIQ Study. Canadian Journal of Emergency Medicine, v. 22, n. 1, p. 112–117, 2019. DOI: 10.1017/cem.2019.427
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.