Aproximando no Distanciamento: um Evento de Integração na Realidade Remota

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1940

Palabras clave:

Evento de Integração, Ferramentas Digitais

Resumen

Em 2020, a chegada de uma nova gestão à Fundação Cecierj colocou em evidência uma questão que há muito incomodava seus servidores: a falta de comunicação interna. Apesar da instituição contar com mais de 20 anos de existência e de ser responsável por inúmeros projetos de educação a distância e educação científica, a falta de comunicação interna afetava o andamento das ações em seu dia a dia. Para começar a resolver esse problema, a I Semana de Integração da Fundação Cecierj foi organizada em agosto de 2020. A partir disso, o presente trabalho aborda a mobilização institucional para realizar seu primeiro evento virtual de integração, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia causada pelo coronavírus. Com o objetivo de compartilhar de boas práticas para eventos em ambientes virtuais, este relato de experiência retratará como foi feita a montagem da equipe de trabalho e sua atuação na organização do evento, a escolha da metodologia e das ferramentas digitais para que os debates acontecessem, bem como a estratégia de comunicação interna utilizada no encontro.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Evento de Integração. Ferramentas Digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Vol. 10, 2011.

BIGBLUEBUTTON. A Year of Online Learning During a Pandemic and What it Taught Us. Disponível em: https://bigbluebutton.org/2021/05/14/what-weve-learned-in-a-year/. Acesso em: 17 abr. 2022.

BIELSCHOWSKY, C. et al. Fundação cecierj: ontem, hoje, amanhã. Fundação Cecierj, RJ. 2018. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17142. Acesso em: 13 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.

CAETANO, R., et al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Caderno de Saúde Pública 36(5), 2020.

CURVELLO, J. J. A. Comunicação interna e cultura organizacional. 2ª ed. rev. e atual. Brasília, DF: Casa das Mudas, 2012.

FOSSILIEN, L.; DUFFY, M. W. How to combat Zoom fatigue. Harvard Business Review. Abr/2020. Disponível em: https://hbr.org/2020/04/how-to-combat-zoom-fatigue. Acesso em: 14 jun. 2023.

MORRIS, B. Why does Zoom exhaust you? Science has an answer. Wall Street Journal, Mar./2020. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/why-does-zoom-exhaust-you-science-has-an-answer-11590600269. Acesso em: 12 jun 2023.

NOLASCO-SILVA, L.; BIANCO, V.; DELGADO, M. F. A pedagogia do vírus: cotidianos e educações não presenciais. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, p. 348-365, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52263. Acesso em: 13 jun. 2023.

RIBEIRO, D.; WELLS, A. Com pandemia, demanda por videoconferências dispara em empresas brasileiras. CNN Brasil. 2020 Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/04/15/com-pandemia-demanda-por-videoconferencias-dispara-em-empresas-brasileiras. Acesso em: 11 jun. 2023.

SANTOS, R.; RIBEIRO, M.R. F.; CARVALHO, F. S. P. Educação Online: aprenderensinar em rede. In: SANTOS, E.O.; PIMENTEL, M.; SAMPAIO, F.F. (org.). Informática na Educação: cultura, sociedade, histórias e políticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. n. p. (Série Informática na Educação, v.1).

SODRÉ, M. A ciência do comum: notas para o mercado comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOUZA, D. N. et al. Práticas de gestão do conhecimento na Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 73, n. 3, p. 500-531, 2022. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4458 . Acesso em: 13 jun. 2023.

WIEDERHOLD. B. K. Connecting through technology during the coronavirus disease 2019 pandemic: Avoiding “Zoom Fatigue” Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking. Vol 23, N 7, 2020. Disponível em http://doi.org/10.1089/cyber.2020.29188.bkw. Acesso em: 13 jun. 2020.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Machado, W. do B., Busnardo, F., Fernandes, M. C., Azevedo, L. M., & Couto, P. de S. C. (2023). Aproximando no Distanciamento: um Evento de Integração na Realidade Remota. EaD Em Foco, 12(3), e1940. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1940