A Emergência da Educação Online: Narrativas Docentesdiscentes de uma Educação Online por/em outras Presencialidades

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1922

Resumen

O trabalho relata a experiência de uma pesquisa-formação na cibercultura. Na compreensão do contexto da emergência das fake news e suas repercussões na contemporaneidade para desenvolver metodologias de ciberpesquisa-formação em tempos de pós-verdade. Partimos das noções de fake news, desinformação e pós-verdade para o diálogo com as narrativas e imagens das praticantes. Situados nas pesquisas com os cotidianos tendo como método e opção política uma prática de pesquisa que promove uma imersão e ação de co-autoria no campo, formando e se formando no intercâmbio com os praticantes culturais. O campo da pesquisa foi o cotidiano da disciplina "Informática na Educação" do curso de Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB vivido em perspectiva de investigar como essa guerra de narrativas vem modificando as formas de atuação e formação docente, mesmo em contexto de pandemia.

Palavras-chave: Pesquisa-formação na cibercultura. Docência online. Fake news. Pandemia.

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Publicado

2022-08-09

Cómo citar

Carriço de Almeida, W., & Oliveira dos Santos, E. (2022). A Emergência da Educação Online: Narrativas Docentesdiscentes de uma Educação Online por/em outras Presencialidades. EaD Em Foco, 12(3), e1922. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1922