A Emergência da Educação Online: Narrativas Docentesdiscentes de uma Educação Online por/em outras Presencialidades
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1922Resumen
O trabalho relata a experiência de uma pesquisa-formação na cibercultura. Na compreensão do contexto da emergência das fake news e suas repercussões na contemporaneidade para desenvolver metodologias de ciberpesquisa-formação em tempos de pós-verdade. Partimos das noções de fake news, desinformação e pós-verdade para o diálogo com as narrativas e imagens das praticantes. Situados nas pesquisas com os cotidianos tendo como método e opção política uma prática de pesquisa que promove uma imersão e ação de co-autoria no campo, formando e se formando no intercâmbio com os praticantes culturais. O campo da pesquisa foi o cotidiano da disciplina "Informática na Educação" do curso de Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB vivido em perspectiva de investigar como essa guerra de narrativas vem modificando as formas de atuação e formação docente, mesmo em contexto de pandemia.
Palavras-chave: Pesquisa-formação na cibercultura. Docência online. Fake news. Pandemia.
Descargas
Citas
ANDRADE, N.; CALDAS, A.; ALVES, N. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos - após muitas 'conversas' acerca deles em: Estudos do cotidiano, curículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas - Curitiba : CRV, 2019. 256p.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 15. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves, 2008.
FREIRE, P. 1921-1997. Educação e mudança [recurso eletrônico] / Paulo Freire. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013. recurso digital.
FREIRE, Paulo. 1921-1997 Pedagogia da autonomia [recurso eletrônico]: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2011. recurso digital.
GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar / Moacir Gadotti. – 1. ed. – São Paulo : Publisher Brasil, 2007.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 212 p.
MACEDO, R. S. Atos de currículo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J.; ALMEIDA, W. C. de. Atos de Currículo e Re-existência na Cibercultura. ReDoc. Rio de Janeiro v. 4 n. 2 p. 13 Mai/Ago 2020 ISSN 2594-9004.
SANTAELLA, L. A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2018. 98 p.
SANTOS, E. Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. 351 f. Tese (Doutorado) Salvador, Bahia, 2005. Disponível em: http://bit.ly/tesedmeasantos1. Acesso em: 3 mai. 2022.
SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. 223 p. Disponível em: http://bit.ly/pesquisafor2019. Acesso em: 3 mai. 2022.
SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://bit.ly/eadproibida . Acesso em: 05 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.