EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores/as

  • Maria Salete Genovez Faculdade Anhanguera de Bauru
  • Nivaldo Carleto. Faculdade Anhanguera de Matão
  • Ana Maria Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Cristina M. Rodrigues Faculdade Anhanguera de Jundiai

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.192

Resumen

Com o aparecimento de inúmeras ferramentas tecnológicas, o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na gestão educacional e no ensino passou a ser considerado de fundamental importância. Por meio de pesquisa bibliográfica, procurou-se identificar e refletir sobre alguns aspectos que permeiam essa questão. O discurso comum é aquele que sugere que essas ferramentas vieram para resolver problemas operacionais, tanto nos aspectos administrativos quanto nos pedagógicos. Essa visão, um tanto reducionista, acaba fazendo das NTIC a solução eficaz para todas as dificuldades, desconsiderando outras questões mais amplas e profundas pelas quais passam os vários segmentos educacionais. É fundamental a implantação de políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais, para subsidiar e orientar as práticas de gestores e de professores para que as escolas encontrem a melhor forma de utilização das novas tecnologias, considerando-as como instrumentos tecnológicos que, por si sós, não provocarão mudanças no ensino e nem na sociedade.


Palavras-chave: Educação. Tecnologia da Informação. Comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Salete Genovez, Faculdade Anhanguera de Bauru

Professora doutora em Educação - UNESP/Marilia

Mestre em Educação: Adninstração e supervisão Educacional -UNICAMP

Consultora MEC de 2007 - 2011

Professora universitária - atualmente Profª pesquisadora na Faculdade Anhanguera/Bauru

Supervisora de ensino/rede pública do estado de são Paulo

Publicado

2014-04-29

Cómo citar

Genovez, M. S., Carleto., N., Cardoso, A. M., & M. Rodrigues, S. C. (2014). EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. EaD Em Foco, 4(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.192

Número

Sección

Artí­culo de investigación

Artículos más leídos del mismo autor/a