Live: uma Possibilidade de Formação em Tempos de Pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1810

Resumen

Seja no modelo presencial ou no remoto, acreditamos que a escolha pelas melhores práticas pedagógicas é importante decisão que todos os docentes precisam tomar. Em meio à era digital, vários são os canais, redes sociais, aplicativos que facilitam a interação e compartilhamento de conteúdo voltado para o ensino, sendo que, saber utilizá-los é indispensável para todos que trabalham na educação. Neste contexto, este estudo buscou diagnosticar as possíveis contribuições proporcionadas pelas lives na formação continuada de professores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada a partir de um estudo de caso, que foi desenvolvida no 2º semestre de 2021, com um grupo de professores de Itaqui-RS, tendo como ferramenta de coleta de dados um questionário semiestruturado enviado via Google Forms. Como resultados, foi possível inferir que a maioria dos respondentes assistiram a 5 lives ou mais até o momento, com alto grau de satisfação, que as mantenedoras ofertaram e que foram muito satisfatórias, pois ofereceram suporte a um modelo totalmente novo e desconhecido de atuação em sala de aula. Acreditamos que esses novos espaços formativos irão permanecer pós-pandemia, como uma possibilidade de formação docente.

Palavras-chave: Formação docente. Lives. Mídias digitais. pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cinéia Gomes de Abreu, Universidade Federal do Pampa

       

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

         

Citas

CANAL TV UFBA. A Alfabetização de Crianças em Tempos de Pandemia Mundial. 1 Ví­deo (5 mim). Disponí­vel em: https://youtu.be/aj_bnjavKI0 Acesso em: 10 dez. de 2021.

CANAL E-DOCENTE. A alfabetização possí­vel em tempos de pandemia. 1 Ví­deo (1h09m30s). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=DAkM4SXl39g. Acesso em: 16 dez. 2021.

CANAL FAERJ. Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem as alfabetizadoras? 1 Ví­deo (2h45m44s). Disponí­vel em: https://youtu.be/rfAdZdFYtgw. Acesso em: 16 dez. 2021.

CANAL GRUPO DE PESQUISA DIDíTICA E FORMAÇíO DOCENTE NAPE-UDESC-FAED. Alfabetização e pandemia: um diálogo necessário. 1 Ví­deo (15m17s). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=DqmoRupSJSs. Acesso em: 7 mar. 2021.

CANAL NEURO SABER. Alfabetização em tempos de Pandemia: Como o ensino remoto pode ser eficaz e lúdico. 1 ví­deo (1h22m27s). Disponí­vel em: https://youtu.be/pRWfViXp6mI. Acesso em: 16 dez. 2021.

CANAL NTEM SANTA MARIA. Alfabetização e currí­culo: desafios em tempos de ensino remoto. 1 Ví­deo (1h41m30s). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=hYzMJ_cx3f8. Acesso em: 16 mai. 2021.

CANAL TV UFBA. A Alfabetização de Crianças em Tempos de Pandemia Mundial. 1 Ví­deo (5 min). Disponí­vel em: https://youtu.be/aj_bnjavKI0 Acesso em: 10 dez. de 2021.

CANAL NÚCLEO DE APOIO AO ENSINO E PESQUISA EM PRíTICAS PEDAGÓGICAS. Roda de Conversa: Realidade do ensino Remoto nas escolas de Educação Básica. 1 Ví­deo (2h04m50s).

Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=qz2xmRcXu1Q. Acesso em: 24 nov. 2021.

ALMEIDA, B. O. de; ALVES, L. R. G. Lives, Educação e Covid-19: Estratégias de Interação na Pandemia. Interfaces Cientí­ficas - Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 149–163, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163. Disponí­vel em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926. Acesso em: 5 dez. 2021.

CUNHA, F. I. J.; MOURAD, L. A. de F. A. P. Ensino Remoto Emergencial: Experiência de Docentes na Pandemia. Maringá: Uniedusul, 2021.

CUNHA, F. I. J. et al. O Ensino Remoto é Sinônimo de EAD? Proximidades e Diferenças entre as duas Experiências. In: CUNHA, F. I. J.; MOURAD, L. A. de F. A. P. Ensino Remoto Emergencial: Experiência de Docentes na Pandemia. Maringá: Uniedusul, 2021. p. 10-24.

CUNHA, F. I. J.; et al. As desigualdades no Ensino Remoto em meio a pandemia: uma comparação entre a Educação Básica em rede pública e em rede particular. In: CUNHA, F. I. J; MOURAD, L. A. de F. A. P Ensino Remoto Emergencial: Experiência de Docentes na Pandemia. Maringá: Uniedusul, 2021. p. 169-180.

DE FRANÇA, A. C. G.s; LOPES, M. M. N. de L. A alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem as lives? In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. XXV EPEN - Reunião Cientí­fica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Evento virtual, 2020. Disponí­vel em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/20/8345-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.

SOUZA, M. A. Prática Pedagógica: conceito, caracterí­sticas e inquietações. In: IV Encontro Ibero-americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. Fundação Univates. Lajeado/RS, 2005. Disponí­vel em: http://files.metodologiacientifica4.webnode.com/200000019-9c76a9d73f/Artigo-5-Pr%C3%A1ticaPedagCONCEITOS.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

FARIAS, M. A. de F. et al. De Ensino Presencial para o Remoto Emergencial: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Interfaces Cientí­ficas - Educação, v. 10, n. 1, p. 180–193, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p180-193.

FERNANDES, F. Como escolas e professores têm se apropriado do formato de lives; Multi Rio: a midia educativa da cidade; Disponivel em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16535-como-escolas-e-professores-t%C3%AAm-se-apropriado-do-formato-de-i-lives-i ; Data 11, de setembro de 2020. Acesso em 10, De dezembro de 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7a. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HACKENHAAR, A. de S.; GRANDI, D. Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2021. pp. 55-67.

MACHADO, E. da S.; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M. Caracterização da Aprendizagem da Cibercultura na Educação a Distância. Ciência & Educação, v. 27, e21013, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210013.

PIMENTEL, F. S. C.; SILVA JÚNIOR, L. F. da; CARDOSO, O. A. de O. Ações e Estratégias Educacionais em Tempo de Pandemia. Interfaces Cientí­ficas - Educação, v. 10, n. 1, p. 93–109, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p93-109.

SILVA, L. A. da; PETRY, Z. J. R.; UGGIONI, N. Desafios Da Educação Em Tempos De Pandemia: Como Conectar Professores Desconectados, Relato Da Prática Do Estado De Santa Catarina. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2021.p. 19-36.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho cientí­fico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Publicado

2022-07-15

Cómo citar

Abreu, C. G. de ., Icaro, F., Dinardi, . A. J. ., & Machado Filho, M. da M. . (2022). Live: uma Possibilidade de Formação em Tempos de Pandemia. EaD Em Foco, 12(3), e1810. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1810