Caracterização do Curso de Gestão Pública Lato Sensu: Avaliação das Ofertas Realizadas entre os Anos de 2013 e 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1755

Resumen

Os cursos Lato Sensu em Educação a Distância (EaD) oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ainda carecem de acompanhamento junto a seus egressos. Não existem instrumentos capazes de auxiliar a universidade a verificar elementos como inserção no mercado de trabalho e a avaliação de ofertas de pós-graduação. Em busca de um modelo de avaliação, pretendese conhecer a história da modalidade na Universidade e os papéis de cada ator na EaD. A partir deste conhecimento, busca-se a criação de dados que possam fomentar as discussões acadêmicas e que permitam rever práticas pedagógicas na formação dos alunos. Para atingir o objetivo, foi utilizada a pesquisa documental, onde foram analisados, além da legislação, editais, atas,projetos pedagógicos, históricos, diplomas, planos de ensino e documentos na World Wilde Web e na Intranet da Universidade. A análise desses dados revelou que apesar de um número menor de ingressantes, a quantidade daqueles que concluíram o curso mais que dobrou. A equipe se tornou mais qualificada, mas houve aumento da carga de trabalho para professores e tutores. Ainda assim, percebe-se uma melhora qualitativa das ofertas, contudo é necessário avaliar o impacto dessa formação nas carreiras e na inserção no mercado dos discentes.


Palavras-chave: Avaliação. Egressos. Pós-graduação. Educação a distância.
UEMG.

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Publicado

2022-08-19

Cómo citar

Arantes, B. O., Parreiras, R. A. V., Medeiros, L. E. S. R. ., & Araújo, A. C. de. (2022). Caracterização do Curso de Gestão Pública Lato Sensu: Avaliação das Ofertas Realizadas entre os Anos de 2013 e 2020. EaD Em Foco, 12(2), e1755. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1755

Número

Sección

Estudos de Caso