Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1706

Resumen

Este artigo trata-se de um relato de experiência nas atividades da disciplina Tirocínio Docente, do curso de Doutorado em Linguística, de uma Instituição de Ensino Superior, da rede pública do Estado da Bahia. O Estágio Docente se deu no primeiro semestre letivo do ano de 2021, período este marcado pela pandemia associada à COVID-19, no qual foram implementadas medidas restritivas, seguindo as recomendações nacionais e internacionais de segurança sanitária e de proteção humanitária, a fim de combater a propagação do novo coronavírus. Dentre elas, além do isolamento físico, houve a suspensão de aulas presenciais nas universidades bem como nas escolas. Com o fechamento destes locais, a preocupação precípua foi manter as aulas, assim, recorreu-se à modalidade de ensino remoto emergencial. Neste cenário, os professores e alunos experimentaram significativas mudanças que se deram subitamente no processo de ensino-aprendizagem. Uma delas foi o enfrentamento de desafios no que tange às etapas de observação, de planejamento e da prática pedagógica durante o estágio supervisionado, como podemos citar, o distanciamento físico entre alunos e professor. Por isso, neste período que denominaremos de "novo normal" em que buscamos a reorganização social, como resultados, de modo a preservar a troca de conhecimentos aliada à boa interação entre professor, estagiária e discentes, foi favorável o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), das plataformas virtuais de aprendizagem e das redes sociais, no sentido de contribuir com a formação de pessoas autônomas, críticas e criativas. Por outro lado, houve uma relação desigual de seu uso.

Palavras-chave: Educação online. Tecnologias digitais. Pandemia. Saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelle Bittencourt Xavier, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Linguí­stica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/PPGLin); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Semântica (GEPES) e do Grupo de Pesquisa Práticas, Escritas e Narrativas (GPPEN); E-mail: bittencourt.marcelle@gmail.com

Adilson, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica (PPGLIN) e no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisa em Semântica (GEPES); E-mail: adilson.ventura@gmail.com

Citas

ANDRADE, P. S. de; CARDOSO, T. A. O. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a Sí­ndrome de Burnout. Saúde e sociedade, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 129-140, Mar. 2012. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21n1/13.pdf. Acesso em: 29 ago. 2020.

BBC NEWS. Atentados de 11 de setembro: a tragédia que mudou os rumos do século 21. 10 set. 2021. Disponí­vel em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55351015. Acesso em: 07 nov. 2021.

BIERNATH, A. Lockdown causa depressão e suicí­dio? O que um ano de covid-19 nos revela sobre saúde mental. BBC News Brasil, 27 mar. 2021. Disponí­vel em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56491463. Acesso em: 17 mar. 2022.

BOERS, E. et al. Association of screen time and depression in adolescence. JAMA Pediatrics, v. 173, n. 9, p. 853-859, 2019. Disponí­vel em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2737909. Acesso em: 06 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Novo coronaví­rus (covid-19): informações básicas. Disponí­vel em: https://bvsms.saude.gov.br/novo-coronavirus-covid-19-informacoes-basicas/. Acesso em: 09 jul. 2021a.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é Sí­ndrome de Burnout? Disponí­vel em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de-burnout#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20ou%20S%C3%ADndrome,justamente%20o%20excesso%20de%20trabalho. Acesso em: 12 jul. 2021b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Suicí­dio na pandemia covid-19: saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19. FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, mai. 2020. Disponí­vel em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/cartilha_prevencaosuicidio.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.

BRASIL. Painel Coronaví­rus. Disponí­vel em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 10 abr. 2022.

CARVALHO, A. M. P. de. Prática de Ensino: Os Estágios na Formação do Professor. São Paulo: Pioneira, 1985.

CARVALHO, A. M. P. de. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: conceituação. In FREIRE, A. M. Concepções Orientadoras do Processo de Aprendizagem do Ensino nos Estágios Pedagógicos. Colóquio: Momento, Rio Grande, 20 (2): 67-79, 2011. 79 Modelos e Práticas de formação Inicial de Professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2001.

DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez. 2016. Disponí­vel em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v7n2/a05.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

ENTHOVEN, C. A. et al. The impacto f computer use on myopia development in childhood: The generation R study. Prev Med, mar. 2020. Disponí­vel em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31954142/. Acesso em: 12 jul. 2021.

FIGUEIREDO, C. Mundo ultrapassa seis milhões de mortes pela covid-19. CNN, 07 mar. 2022. Disponí­vel em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mundo-ultrapassa-seis-milhoes-de-mortes-pela-covid-19/. Acesso em: 21 mar. 2022.

FILHO, T. A. G. Ambientes computacionais e telemáticos na educação de alunos com necessidades especiais. In: PRETTO, N. de L. (Org.). Tecnologia e novas Educações, Coleção educação, comunicação e tecnologias, v. 1, p. 106-126, Salvador/Bahia: EDUFBA, 2005.

FORNARI, L. F. Violência doméstica contra a mulher na pandemia: estratégias de enfrentamento divulgadas pelas mí­dias digitais. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 74, Suppl. 1, p. 1-9, 2021. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/reben/a/gVWKQ6LYc6hffHxknL7QD3p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários í prática educativa. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, A. C. et al. Miopia causada pelo uso de telas de aparelhos eletrônicos: uma revisão de literatura. Rev Bras Oftalmol., 79 (5), p. 350-353, 2020.

GOUVÊA, L. A. V. N. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 40, ed. 111, p. 206-219, 2016. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v40n111/0103-1104-sdeb-40-111-0206.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicí­lios Contí­nua - PNAD Contí­nua 2018. Acesso í internet e í televisão e posse de telefone móvel para uso pessoal 2018. IBGE, 2020, p. 1-12, ISBN 978-85-240-4527-1. Disponí­vel em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Disponí­vel em: 02 set. 2021.

MENDES, A, M. S.; SILVA, E, G. da. A violência doméstica em tempos de pandemia. Dicas de saúde mental – GESM, p. 1-18. Distrito Federal: Gerência em Polí­ticas Públicas e Gestão Governamental: mai. 2020. Disponí­vel em: https://www.sejus.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/01/violencia-domestica-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, p. 2-35, 2020. Disponí­vel em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 01 nov. 2021.

OLIVEIRA, D. O aluno é obrigado a ligar a câmera durante a aula online? 23 jul. 2020. Disponí­vel em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/aluno-ligar-camera-aula-online/. Acesso em: 11 nov. 2021.

PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26-32, aug. 2020. Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3986851. Acesso em: 01 out. 2021.

PIRKIS, J. et al. Suicide trends in the early months of the covid-19 pandemic: an interrupted time-series analysis of preliminary data from 21 countries. Lancet Psychiatry, 8, p. 579–88, 13 abr. 2021. Disponí­vel em: extension://mbcgpelmjnpfbdnkbebdlfjmeckpnhha/enhanced-reader.html?openApp&pdf=https%3A%2F%2Fwww.thelancet.com%2Fpdfs%2Fjournals%2Flanpsy%2FPIIS2215-0366(21)00091-2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

PRADO, M. E. B. B.; ROCHA, A. K. de O. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinhas, SP: NIED/UNICAMP, 2018, p. 149-163.

PRETTO, N.; PINTO, C. C. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, jan./abr. 2006. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4vpwVbvgbkFRLRq4BPqzFHf/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Saúde. Secretaria de Saúde faz levantamento inédito sobre impacto da pandemia na saúde mental. 09 set. 2021. Disponí­vel em: https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2021/09/secretaria-de-saude-faz-levantamento-inedito-sobre-impacto-da-pandemia-na-saude-mental. Acesso em: 22 mar. 2022.

SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Interfaces Cientí­ficas-Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponí­vel em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181? Acesso em: 12 out. 2021.

SILVA, R. S. S. da. Quarentena. In: Secretaria de Educação (Org.). Autores: Alunos do 6.º ao 9.º ano; Escola Municipal Professora Ilka Müller de Mello. Revisão: SOUZA; Roscler Castellain Andrade de; JÚNIOR, Volmar Adriano. Poemas de Quarentena. Santa Catarina: MEC/SED, ago. 2020.

TOSTES, M. V. et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, jan. 2018. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n116/0103-1104-sdeb-42-116-0087.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.

VALENTE, J. A. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ALMEIDA, M. E. B.; DIAS, P.; SILVA, B. D. (Org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

YOU, X. et al. Near work related behaviors associated with myopic shifts among primary school students in the Jiading district of Shanghai: a school-based one-year cohort study. PLoS One, mai. 2016. Disponí­vel em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27139017/. Acesso em: 14 jul. 2021.

Publicado

2022-05-18

Cómo citar

Xavier, M. B. ., & Adilson. (2022). Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1706

Número

Sección

Estudos de Caso