A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631Resumen
Este estudo tem como objetivo caracterizar a avaliação na educação a distância (EaD) enquanto parte do processo de ensino aprendizagem. Com auxílio da ferramenta Methodi Ordinatio foram selecionados e analisados 15 estudos nas
bases de dados da Capes, da ScienceDirect e da Scopus. Os achados denotam desafios ainda existentes no processo avaliativo da EaD, bem como revelam a necessidade de um comportamento autorregulador da parte discente, de avaliações
que atendam às particularidades dos alunos e de feedbacks que auxiliem no monitoramento do aprendizado. De um modo geral, a avaliação na educação a distância tem se demonstrado promissora, no entanto, ainda são evidenciados poucos estudos que consideram a eficácia de instrumentos avaliativos em ambientes virtuais.
Palavras-chave: Educação a distância. Avaliação do aluno. Ambiente virtual.
Descargas
Citas
ALDRIDGE, J.; FRASER, B.; NTULI, S. Utilising learning environment assessments to improve teaching practices among in-service teachers undertaking a distance education programme. South African Journal of Education, v. 29, n. 2, p. 147-170, 2009.
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE EDUCAÇíO A DISTÂNCIA – ABED. Censo EAD.Br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2019.
BARBOSA, H.; GARCIA, F. Importance of online assessment in the e-learning process. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION TECHNOLOGY BASED HIGHER EDUCATION AND TRAINING, 6, 2005, New York. Anais... New York: IEEE, 2005, p. F3B/1-F3B/6.
BONVECCHIO, M.; MAGGIONI, B. Manual para docentes. Buenos Aires–Argentina: Ediciones Novedades Educativas, 2006.
CHAVIRA, F. M. S; MAGAÑA, I. F. R. Performance and learning evaluation in distance education: a proposal on what and how evaluate new learning at the undergraduate level in Mexican universities. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DISTANCE LEARNING AND EDUCATION, 4, 2010, San Juan. Anais... San Juan: IEEE, 2010, p. 204-207.
CLARK, J. T. Distance Education. In: LADANZA, E. Clinical Engineering Handbook, 2 ed. Academic Press, 2020, p. 410-415.
FARRELL, T.; RUSHBY, N. Assessment and learning technologies: an overview. British Journal of Educational Technology, v. 47, n. 1, p. 106–120, 2015. GARRIS, R; AHLERS, R.; DRISKELL, J. E. Games, motivation, and learning: a research and practice model. Simulation & gaming, v. 33, n. 4, p. 441-467, 2002.
GIBBS, G.; SIMPSON, C. Conditions under which assessment supports students"™ learning. Learning and teaching in higher education, v. 1, n. 1, p. 3–31, 2004.
HEERDEN, D. V.; GOOSEN, L. Assessments used in an open distance e-learning environment to promote self-directed learning. In: EUROPEAN CONFERENCE ON E-LEARNING, 18, 2019, Copenhagen. Anais... Copenhagen: ECEL, 2019, p. 593-602.
KING, F. B.; HARNER, M.; BROWN, S. W. Self-regulatory behavior influences in distance learning. International Journal of Instructional Media, v. 27, n. 2, p. 147-147, 2000.
MARKOVA, T.; GLAZKOVA, I.; ZABOROVA, E. Quality issues of online distance learning. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 237, p. 685-691, 2017.
MARINS, E. N.; SILVA, H. M. G. Um breve estudo sobre a Educação a Distância no Brasil e suas vicissitudes. Educação a distância, v. 5, n. 2, p. 67-80, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.