Percepções Quanto ao Uso de Ferramentas Tecnológicas na Aprendizagem de Contabilidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1611

Resumen

O papel das ferramentas tecnológicas no ensino de contabilidade tem sido destaque, especialmente no processo da aprendizagem a distância. Este estudo objetivou analisar as percepções quanto ao uso dessas ferramentas no ensino a distância de contabilidade gerencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema, e descritiva, no que se refere aos objetivos. Os dados foram coletados a partir de uma experiência com uso de tecnologias junto a graduandos de uma disciplina de Contabilidade Gerencial, oferecida a distância, de uma universidade federal da Região Sul do Brasil. Foram analisadas suas percepções por meio de questionários aplicados no início e no final do segundo semestre de 2019. Os resultados apontaram que 20% dos estudantes apenas concordaram que diferentes técnicas de aprendizagem auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para exercer a profissão, e 80% concordaram plenamente. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se o fomento à utilização da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, aliados à necessidade de aplicação de tecnologias de informação exigidas do profissional contábil pelo mercado de trabalho. Os achados corroboram as afirmativas da literatura, que instigam que o uso dessas ferramentas não se limita à sala de aula presencial, pois a necessidade de inovação e a crescente expansão tecnológica impõem ao profissional o constante desafio da percepção e adaptação ao uso desses instrumentos.

Palavras-chave: Ferramentas tecnológicas. Ensino a distância. Contabilidade gerencial. Percepções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thom Christian Ribeiro Theodoro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista de Iniciação Cientí­fica.

Gustavo Salomão Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Controladoria e Contabilidade pelo Programa de ``Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

AHADIAT, N. Technologies used in accounting education: A Study of frequency of use among faculty. Journal of Education for Business, v. 83, n. 3, p. 123-134, 2008. Disponí­vel em: https://doi.org/10.3200/JOEB.83.3.123-134. Acesso em: 12 set. 2019.

ARRUDA, J.; SIQUEIRA, L.. Metodologias Ativas, Ensino Hí­brido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [s. l.], v. 3, n. 1, p. e314292–e314292, 2021.

ASONITOU, S. The Evolution of accounting education and the development of skills. In: Interdisciplinary workshop on intangibles, intellectual capital and extra-financial information, 11., Sept. 2015. Anais ... Athens University of Economics & Business, 2015. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/319464485_The_Evolution_of_Accounting_Education_And_the_Development_of_Skills. Acesso em: 10 jul. 2019.

BOLT-LEE, C.; FOSTER, S. The core competency framework: A new element in the continuing call for accounting education change in the United States. Accounting Education, v. 12, n1, p. 33-47, 2003. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/24067409_The_core_competency_framework_A_new_element_in_the_continuing_call_for_accounting_education_change_in_the_United_States. Acesso em: 29 ago. 2019.

BORISOVA, O. et al. Problem of using innovative teaching methods for distance learning students. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 11, n. 5, p. 1175-1184, 2016. Disponí­vel em: https://www.iejme.com/article/problem-of-using-innovative-teaching-methods-for-distance-learning-students. Acesso em: 05 set. 2019.

BRANDíO, J. Dejando volar la imaginación el uso de la historieta como estrategia de enseñanza en hotelerí­a. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 27, p. 233-255, 2018. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/324149892_Dejando_Volar_la_Imaginacion_el_uso_de_la_historieta_como_estrategia_de_ensenanza_en_hoteleria. Acesso em: 05 set. 2019.

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

Carraro, W. B. W. H., Theodoro, T. C. R., & Pinto, G. S. (2022). Percepções Quanto ao Uso de Ferramentas Tecnológicas na Aprendizagem de Contabilidade. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1611

Número

Sección

Estudos de Caso