Análisis de la percepción de la salud física y psicológica de los docentes brasileños durante las clases a distancia en Pandemia Covid-19.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1546

Resumen

El año 2020 trajo numerosos cambios y desafíos generados en torno a la pandemia Covid-19. Este estudio aborda cuestiones de autopercepción de los docentes brasileños sobre su salud psicológica y física durante el trabajo durante este período de la Pandemia. Luego de lecturas y observaciones, se aplicó un cuestionario, tratando de entender cuáles son las mayores necesidades / dificultades / cambios que se enfrentan en este momento. Posteriormente, se desarrolló un sitio web como producto que contiene videos con numerosos temas relacionados con la ergonomía, tales como: posicionamiento correcto frente a la pantalla, ejercicios de estiramiento físico. Con respecto a la salud mental, entre otros recursos citamos un video con técnicas para evitar la dilación. Con el fin de analizar el resultado del producto desarrollado, solicitamos a los educadores voluntarios que evaluaran la relevancia del sitio, de acuerdo con los datos publicados a lo largo del texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE ERGONOMIA. O que é Ergonomia. Disponí­vel em: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia. Acesso em 04 de Nov. de 2020.

BEZERRA, A. C. V et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de Covid-19. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702411&tlng=pt, Acesso em 04 de Dez. de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponí­vel em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1. Acesso em 06 de Dez. de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 1 de março de 2020. Disponí­vel em: Disponí­vel em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 , Acesso em 04 de Dez. de 2020.

BRASIL Ministério da Saúde. Projeto Olhar Brasil: triagem de acuidade visual: manual de orientação. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1863-pse-manual-olharbrasil&Itemid=30192, Acesso em 24 de Nov. de 2020.

BRANDENBURG, C. et al. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–35, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3670. Disponí­vel em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670 . Acesso em: 13 de Set. de 2021.

BRITO, S. B. P et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology)–Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. Acesso em: 13 de Set. de 2021.

FERREIRA, M. C. Ergonomia da Atividade Aplicada í Qualidade de Vida no Trabalho: Saúde e Promoção do Bem- Estar dos Trabalhadores em Questão. Disponí­vel em: http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1361295898.52-arquivo.pdf. Acesso em 12 de Nov. de 2020.

FERREIRA, M. C. Ergonomia da Atividade Aplicada í Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/rbso/v40n131/0303-7657-rbso-40-131-18.pdf, Acesso em 27 de Nov. de 2020.

FERREIRA, N. L. et al. Manual sobre ergonomia. Disponí­vel em: http://www.dgrh.unicamp.br/documentos/manuais/man_dsso_ergonomia.pdf. Acesso em 21 de Nov. de 2020.

FREIRE, A. N. F; COSTA, P. H. F. S. Manual de orientação ao trabalhador em teletrabalho. Disponí­vel em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30521/1/ManualOrienta%c3%a7aoteletrabalho.pdf. Acesso em 14 de Dez. de 2020.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GALVíO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. Disponí­vel em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879. Acesso em 21 de Nov. de 2020.

GOMES, E. M. O. et al. (2020). Manual de Ergonomia para uso de Dispositivos de tela em Home Office. Disponí­vel em: content/uploads/2020/08/manual-de-ergonomia-para-uso-de-dispositivos-de-tela-em-home-office.pdf. Acesso em 14 de Nov.de 2020.

HOSSAIN, M. M.; SULTANA, A.; PUROHIT, N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: A systematic umbrella review of the global evidence. PsyArXiv Preprints, 1–27. Disponí­vel em: https://doi.org/10.31234/OSF.IO/DZ5V2. Acesso em 02 de Nov. 2020.

JUNIOR, R. P. Pesquisa: Home Office, local de trabalho, ergonomia e saúde mental. Disponí­vel em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/pesquisa_-_home_office_local_de_trabalho_ergonomia_e_saude_mental_-_atualizado_2_0_0.pdf Acesso em 15 de Nov. de 2020.

LOSEKANN, R.G.C; MOURíO, H.C. Desafios do teletrabalho na pandemia Covid-19: Quando o home vira office. Disponí­vel em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139. Acesso em 02 de Dez. de 2020.

MAYER, L.; PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A. Desafios da educação em tempos de pandemia. Disponí­vel em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 01 de Dez. de 2020.

MARTINS, R. X. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponí­vel em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em 13 de Set. de 2020.

ONU - Nações Unidas - ONU News. Perspectiva Global Reportagens Humana. Disponí­vel em: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881. Acesso em 13 de Set. de 2020.

ORGANIZAÇíO MUNDIAL DO TRABALHO. Como a Covid19 afetará o mundo do trabalho? Disponí­vel em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_740753/lang--pt/index.htm. Acesso em 15 de Nov. de 2020.

PARK, S. & PARK, Y. C. Mental health care measures in response to the 2019 novel coronavirus outbreak in Korea. Psychiatry Investigation. Disponí­vel em: https://www.psychiatryinvestigation.org/journal/view.php?doi=10.30773/pi.2020.0058. Acesso em 02 de Dez. de 2020.

PINTO, C. C.; CASARIN, F. A. A relação entre ergonomia e qualidade de vida no trabalho: uma revisão bibliográfica. Disponí­vel em: http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/411. Acesso em 21 de Nov. de 2020.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Pandemia Covid-19: A humanidade precisa de liderança e solidariedade para combater a Covid-19. Disponí­vel em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/coronavirus.html. Acesso em 14 de Dez. de 2020.

RAFALSKI J. C.; ANDRADE, A. L. Home-office: aspectos exploratórios do trabalho a partir de casa. Disponí­vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000200013. Acesso em 04 de Dez. de 2020.

SCUISATO, D. A. S. Mí­dias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf. Acesso em 20 de Nov.de 2020.

SILVA, H. G. N.; SANTOS, L. E. S.; OLIVEIRA, A. K. S. Efeitos da pandemia do novo Coronaví­rus na saúde mental de indiví­duos e coletividades. Disponí­vel em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/06/1097482/4-efeitos-da-pandemia-do-novo-coronavirus-na-saude-mental-de-i_fNxf8zd.pdf. Acesso em 02 de Dez. de 2020.

SILVA, R. da; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, ano, v. 1, n. 1, p. 23-25, 2014. Disponí­vel em: https://fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em 15 de Nov. de 2020

SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Coronaví­rus. Disponí­vel em: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/perguntaserespostas. Acesso em 18 de Nov. de 2020.

VEIGA N. H; et al. Teoria da adaptação e saúde do trabalhador em home office na pandemia de covid-19. Disponí­vel em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37636/23484. Acesso em 15 de Nov. de 2020.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Silva, D. de C. I. ., & Leite, A. G. . (2021). Análisis de la percepción de la salud física y psicológica de los docentes brasileños durante las clases a distancia en Pandemia Covid-19. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1546

Número

Sección

Estudos de Caso