Análisis de la percepción de la salud física y psicológica de los docentes brasileños durante las clases a distancia en Pandemia Covid-19.
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1546Resumen
El año 2020 trajo numerosos cambios y desafíos generados en torno a la pandemia Covid-19. Este estudio aborda cuestiones de autopercepción de los docentes brasileños sobre su salud psicológica y física durante el trabajo durante este período de la Pandemia. Luego de lecturas y observaciones, se aplicó un cuestionario, tratando de entender cuáles son las mayores necesidades / dificultades / cambios que se enfrentan en este momento. Posteriormente, se desarrolló un sitio web como producto que contiene videos con numerosos temas relacionados con la ergonomía, tales como: posicionamiento correcto frente a la pantalla, ejercicios de estiramiento físico. Con respecto a la salud mental, entre otros recursos citamos un video con técnicas para evitar la dilación. Con el fin de analizar el resultado del producto desarrollado, solicitamos a los educadores voluntarios que evaluaran la relevancia del sitio, de acuerdo con los datos publicados a lo largo del texto.Descargas
Citas
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE ERGONOMIA. O que é Ergonomia. Disponível em: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia. Acesso em 04 de Nov. de 2020.
BEZERRA, A. C. V et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de Covid-19. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702411&tlng=pt, Acesso em 04 de Dez. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1. Acesso em 06 de Dez. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 1 de março de 2020. Disponível em: Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 , Acesso em 04 de Dez. de 2020.
BRASIL Ministério da Saúde. Projeto Olhar Brasil: triagem de acuidade visual: manual de orientação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1863-pse-manual-olharbrasil&Itemid=30192, Acesso em 24 de Nov. de 2020.
BRANDENBURG, C. et al. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–35, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3670. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670 . Acesso em: 13 de Set. de 2021.
BRITO, S. B. P et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology)–Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. Acesso em: 13 de Set. de 2021.
FERREIRA, M. C. Ergonomia da Atividade Aplicada í Qualidade de Vida no Trabalho: Saúde e Promoção do Bem- Estar dos Trabalhadores em Questão. Disponível em: http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1361295898.52-arquivo.pdf. Acesso em 12 de Nov. de 2020.
FERREIRA, M. C. Ergonomia da Atividade Aplicada í Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbso/v40n131/0303-7657-rbso-40-131-18.pdf, Acesso em 27 de Nov. de 2020.
FERREIRA, N. L. et al. Manual sobre ergonomia. Disponível em: http://www.dgrh.unicamp.br/documentos/manuais/man_dsso_ergonomia.pdf. Acesso em 21 de Nov. de 2020.
FREIRE, A. N. F; COSTA, P. H. F. S. Manual de orientação ao trabalhador em teletrabalho. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30521/1/ManualOrienta%c3%a7aoteletrabalho.pdf. Acesso em 14 de Dez. de 2020.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
GALVíO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879. Acesso em 21 de Nov. de 2020.
GOMES, E. M. O. et al. (2020). Manual de Ergonomia para uso de Dispositivos de tela em Home Office. Disponível em: content/uploads/2020/08/manual-de-ergonomia-para-uso-de-dispositivos-de-tela-em-home-office.pdf. Acesso em 14 de Nov.de 2020.
HOSSAIN, M. M.; SULTANA, A.; PUROHIT, N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: A systematic umbrella review of the global evidence. PsyArXiv Preprints, 1–27. Disponível em: https://doi.org/10.31234/OSF.IO/DZ5V2. Acesso em 02 de Nov. 2020.
JUNIOR, R. P. Pesquisa: Home Office, local de trabalho, ergonomia e saúde mental. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/pesquisa_-_home_office_local_de_trabalho_ergonomia_e_saude_mental_-_atualizado_2_0_0.pdf Acesso em 15 de Nov. de 2020.
LOSEKANN, R.G.C; MOURíO, H.C. Desafios do teletrabalho na pandemia Covid-19: Quando o home vira office. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139. Acesso em 02 de Dez. de 2020.
MAYER, L.; PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A. Desafios da educação em tempos de pandemia. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 01 de Dez. de 2020.
MARTINS, R. X. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em 13 de Set. de 2020.
ONU - Nações Unidas - ONU News. Perspectiva Global Reportagens Humana. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881. Acesso em 13 de Set. de 2020.
ORGANIZAÇíO MUNDIAL DO TRABALHO. Como a Covid19 afetará o mundo do trabalho? Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_740753/lang--pt/index.htm. Acesso em 15 de Nov. de 2020.
PARK, S. & PARK, Y. C. Mental health care measures in response to the 2019 novel coronavirus outbreak in Korea. Psychiatry Investigation. Disponível em: https://www.psychiatryinvestigation.org/journal/view.php?doi=10.30773/pi.2020.0058. Acesso em 02 de Dez. de 2020.
PINTO, C. C.; CASARIN, F. A. A relação entre ergonomia e qualidade de vida no trabalho: uma revisão bibliográfica. Disponível em: http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/411. Acesso em 21 de Nov. de 2020.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Pandemia Covid-19: A humanidade precisa de liderança e solidariedade para combater a Covid-19. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/coronavirus.html. Acesso em 14 de Dez. de 2020.
RAFALSKI J. C.; ANDRADE, A. L. Home-office: aspectos exploratórios do trabalho a partir de casa. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000200013. Acesso em 04 de Dez. de 2020.
SCUISATO, D. A. S. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf. Acesso em 20 de Nov.de 2020.
SILVA, H. G. N.; SANTOS, L. E. S.; OLIVEIRA, A. K. S. Efeitos da pandemia do novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/06/1097482/4-efeitos-da-pandemia-do-novo-coronavirus-na-saude-mental-de-i_fNxf8zd.pdf. Acesso em 02 de Dez. de 2020.
SILVA, R. da; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, ano, v. 1, n. 1, p. 23-25, 2014. Disponível em: https://fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em 15 de Nov. de 2020
SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Coronavírus. Disponível em: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/perguntaserespostas. Acesso em 18 de Nov. de 2020.
VEIGA N. H; et al. Teoria da adaptação e saúde do trabalhador em home office na pandemia de covid-19. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37636/23484. Acesso em 15 de Nov. de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.