Educação em Tempos de Pandemia: Desafios da Docência Remota na Educação de Jovens e Adultos

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1500

Resumo

Esse estudo buscou observar os impactos do ensino remoto na prática docente na educação de jovens e adultos, através do envio de um questionário on-line aos 121 docentes do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, localizado em Curitiba - Paraná. Embora muitas pesquisas científicas apontem para os desafios já enfrentados por esses educadores como a evasão escolar, a heterogeneidade e a baixa autoestima dos educandos, pouco se sabe sobre a prática do ensino remoto em tempos de pandemia. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona a necessidade de capacitações para os docentes quanto ao uso das tecnologias, a falta de subsídios materiais compatíveis para a execução do trabalho remoto e além disso as revelações dos docentes evidenciaram também as dificuldades encontradas pelos educandos quanto a ausência ou incompatibilidade de materiais para a execução das atividades e a falta de conhecimento em relação ao uso das tecnologias para fins pedagógicos, impactando diretamente no trabalho docente.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Educação a distância.

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Biografia do Autor

Emerson Joucoski, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências pela pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - área Ensino de Fí­sica, USP, orientador Alberto Villani: estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores e inovação curricular. Realizou doutorado sanduí­che, com bolsa CAPES PDSE, na Universidade do Porto (Portugal) de abril a agosto de 2014 com o professor João Miguel Teixeira Lopes, no departamento de Sociologia. Mestre em Fí­sica pela UFPR na área de Fí­sica Atômica e Molecular. Bacharel em Fí­sica pela UFPR. Docente DE da UFPR Setor Litoral. Trabalhou no ensino médio e pré-vestibular durante doze anos. Desenvolveu softwares para gerenciamento de base de dados quando no Colégio OPET (ensino médio Técnico em Processamento de Dados). Cursou dois anos de matemática na PUC-PR. Lecionou Matemática para o ensino fundamental II (6º a 9º anos) no colégio Modelo (Curitiba-PR), Fí­sica no ensino médio do colégio Estadual do Paraná (Curitiba-PR) e no pré-vestibular Dom Bosco (Curitiba-PR). Desenvolveu no grupo Dom Bosco projetos voltados à área educacional que visavam usar a informática como um material de apoio para o professor em sala de aula. Desenvolveu e criou softwares para os professores baseadas nas mais diversas tecnologias da informática: Internet, aulas on-line, animações em computação gráfica e softwares de apresentação. Participou, no colégio Martinus (Curitiba-PR), como professor de Fí­sica do ensino médio e na implementação de atividades de ensino com projetos e situações-problemas assessorados por profissionais na área de educação. Lecionou Fí­sica para o ensino médio e pré-vestibular, no colégio Nossa Senhora da Assunção (Curitiba-PR), onde também desenvolveu atividades na área de informática e no ensino do xadrez. Foi professor substituto no departamento de Fí­sica da UFPR (Curitiba-PR) onde lecionou disciplinas de Fí­sica Básica. Foi professor e vice-coordenador do curso de Fí­sica no Centro Universitário Uniandrade (Curitiba-PR) onde lecionou diversas disciplinas da área de Exatas e Tecnológicas para graduações e licenciaturas. Leciona atualmente nas áreas de Exatas, Tecnológicas e Humanas para graduações, pós-graduações e especializações. Desenvolveu projeto de pesquisa sobre o xadrez escolar na região do litoral do estado do Paraná. Trabalhou como coordenador em projetos para a capacitação de docentes no municí­pio de Morretes-PR. Coordena projetos voltados à educação pública e à área de Exatas no litoral do estado do PR. Ex-doutorando na área de Filosofia da Ciência - Epistemologia e Lógica na UFSC, sob orientação dos prof. Newton Carneiro Affonso da Costa e Décio Krause e coorientação do prof. Adonai Schlup Sant'Anna. Desenvolve ações de Divulgação Cientí­fica no programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Cientí­fica (LabMóvel) da UFPR Litoral. Realiza pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores, nas atividades de Divulgação Cientí­fica do LabMóvel, no Laboratório de Análise de Redes (LAR) e dá apoio às estatí­sticas de vários grupos de pesquisa da UFPR. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral (gestão 2015-2017).

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Kluthcovsky, P. C. W. ., & Joucoski, E. (2021). Educação em Tempos de Pandemia: Desafios da Docência Remota na Educação de Jovens e Adultos. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1500

Edição

Seção

Artigos Originais