Educação em Tempos de Pandemia: Desafios da Docência Remota na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1500Resumen
Esse estudo buscou observar os impactos do ensino remoto na prática docente na educação de jovens e adultos, através do envio de um questionário on-line aos 121 docentes do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, localizado em Curitiba - Paraná. Embora muitas pesquisas científicas apontem para os desafios já enfrentados por esses educadores como a evasão escolar, a heterogeneidade e a baixa autoestima dos educandos, pouco se sabe sobre a prática do ensino remoto em tempos de pandemia. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona a necessidade de capacitações para os docentes quanto ao uso das tecnologias, a falta de subsídios materiais compatíveis para a execução do trabalho remoto e além disso as revelações dos docentes evidenciaram também as dificuldades encontradas pelos educandos quanto a ausência ou incompatibilidade de materiais para a execução das atividades e a falta de conhecimento em relação ao uso das tecnologias para fins pedagógicos, impactando diretamente no trabalho docente.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Educação a distância.
Descargas
Citas
AGUIAR, W. M. J. Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria consciência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 125-142, jul. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a05.pdf> Acesso em: 01 jun. 2020.
ARROYO, M. G. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. Construção coletiva: contribuições í educação de jovens e adultos. 2. ed. Brasília: Unesco, MEC, RAAAB, 2008. (Coleção Educação para Todos).
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO (ABET). Trabalho Docente em tempos de pandemia. Relatório Técnico. Minas Gerais: UFMG, ago. 2020. Disponível em: <http://abet-trabalho.org.br/relatorio-tecnico-trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia/>. Acesso em: 22 ago. 2020.
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.
BIMBATI, A. P. Qual é a situação dos professores brasileiros durante a pandemia? 1 jul. 2020. Nova Escola. [Institucional]. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19386/qual-e-a-situacao-dos-professores-brasileiros-durante-a-pandemia. Acesso em: 22 ago. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento Nacional Preparatório í VI Conferência Internacional de Educação de Adultos / Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. – Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/documento_nacional.pdf>. Acesso em: 20 ago.2020.
BRASIL. Núcleo de Estudos Educação de Jovens e Adultos. A avaliação da EJA no Brasil: insumos, processos, resultados. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/A+avalia%C3%A7%C3%A3o+da+EJA+no+Brasil+insumos%2C+processos%2C+resultados/8ec3ac3b-2e82-4e44-bcd2-d4e0347b4d15?version=1.2>. Acesso em: 28 jul. 2020.
CARVALHO, M. R. V. Perfil do professor da educação básica. Brasília: INEP, 2018. Série Documental. Relatos de Pesquisa, n. 41. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1473981>. Acesso em: 05. ago. 2020.
COLEMARX. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. Em defesa da educação pública e comprometida com a igualdade social. Por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas? Rio de Janeiro: Colemarx, 2020. Disponível em:< https://observatoriocondicoesvidaetrabalho.files.wordpress.com/2020/05/colemarx-texto-crc3adtico-ead-2.pdf >. Acesso em: 19 jun. 2021.
CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE (Conjuve) (Org.). Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. 2020. Disponível em: <https://4fa1d1bc-0675-4684-8ee9-031db9be0aab.filesusr.com/ugd/f0d618_41b201dbab994b44b00aabca41f971bb.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020.
DEMO, P. Desafios modernos para a educação. Brasília: IPEA, 1991 DP&A, 2002.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FUNDAÇíO CARLOS CHAGAS (FCC). Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. 2020. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1>. Acesso em: 22 ago. 2020.
GOOGLE. Google Sala de Aula. 2020. Google Classroom. [Institucional]. Disponível em: <https://classroom.google.com/>. Acesso em: 18 jan. 2021.
GOULART JÚNIOR, E. et al. 2013. Exigências familiares e do trabalho: um equilíbrio necessário para a saúde de trabalhadores e organizações. Pensando famílias, 17(1):110-122. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+do+Professor+da+Educação+Básica/6b636752-855f-4402-b7d7-b9a43ccffd3e?version=1.2>. Acesso em: 30 jul. 2020.
IEDE, Portal. A Educação Não Pode Esperar. 2020. Disponível em: <https://www.portaliede.com.br/estudo-a-educacao-nao-pode-esperar-82-das-redes-de-ensino-municipais-estao-ofertando-atividades-no-momento/>. Acesso em: 22 ago. 2020.
LOSEKANN, R. G. C. B; MOURíO H. C. Desafios do teletrabalho na pandemia Covid -19: quando o home vira office. Cad. Adm. Maringá. 2020; 28 (Ed. Esp.): 71-5. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139>.
Acesso em: 18 jun. 2021.
OLIVEIRA, F. L. Educação transformada em EAD durante a pandemia: quem está por trás dessa ação? In: AUGUSTO, Cristiane Brandão; SANTOS, Rogerio Dutra (Orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020. p. 247-260. Disponível em: <http://www.unicap.br/catedradomhelder/wp-content/uploads/2020/05/Pandemias-e-pandemo%CC%82nio-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2020.
PAIVA, V. L. M. de O. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeira: breve retrospectiva histórica. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2020.
PARANí. Lei n. 13807, de 30/09/2002, no seu art. 3º, dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Educação Básica do Paraná. Disponível em: <https://leisestaduais.com.br/pr?q=n°+13807%2C+de+30%2F09%2F2002+no+seu+art.+3º&date_start=&date_end=>. Acesso em: 15 ago. 2020.
PENíNSULA, Instituto. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. 2020. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/>. Acesso em: 22 ago. 2020.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PORCARO, R. C. Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente. Revista EccoS, São Paulo, n. 25, p. 39-57, jan./jun. 2011.
SANTOS, F. A. O professor e as tecnologias digitais na educação de jovens e adultos: Perspectivas, possibilidades e desafios. 2016. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal De Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17422/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Fl%C3%A1via%20Andrea%20dos%20Santos.pdf.> Acesso em: 19 jun. 2021.
SAVIANI. D. Crise estrutural, conjuntura nacional, Coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol.10, p. 01-25 e020063, 2020. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463/858>. Acesso em: 19 jun. 2021.
SOCIAL, Itaú. Educação não-presencial: onda 1. 2020. Disponível em: <https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Datafolha-Educa%C3%A7%C3%A3o-n%C3%A3o-presencial.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020.
SOUZA, A. R. O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educar em Revista, Curitiba, n. 48, p. 53-74, abr./jun. 2013.
TEDESCO, J. C. Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Editora Cortez, 2004.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das>. Acesso em: 10 jul. 2020.
VIANNA, C. P. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, n. 17-18, p.81-103, 2001.
WINOCUR, R. Conflitos e diferenças geracionais no uso das tecnologias digitais. Desidades, Rio de Janeiro, v. 2, p. 18-24, 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-92822014000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.