Education in Pandemic Times: Challenges of Remote Teaching in Youth and Adult Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1500

Abstract

This study sought to observe the impacts of remote teaching on teaching practice in youth and adult education, by sending an online questionnaire to 121 teachers at the State Center for Basic Education for Youth and Adults, located in Curitiba - Paraná. Although many scientific researches points to the challenges already faced by these educators, such as school dropout, heterogeneity and students' low self-esteem, little is known about the practice of remote teaching in times of pandemic. The research results brought to light the need for training for teachers regarding the use of technologies, the lack of compatible material subsidies for the execution of remote work and, in addition, the revelations of the teachers also highlighted the difficulties encountered by students regarding the absence or incompatibility of materials for the execution of activities and lack of knowledge regarding the use of technologies for pedagogical purposes, directly impacting the teaching work.

Keywords: Youth and adult education. Remote teaching. Distance education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Emerson Joucoski, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências pela pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - área Ensino de Fí­sica, USP, orientador Alberto Villani: estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores e inovação curricular. Realizou doutorado sanduí­che, com bolsa CAPES PDSE, na Universidade do Porto (Portugal) de abril a agosto de 2014 com o professor João Miguel Teixeira Lopes, no departamento de Sociologia. Mestre em Fí­sica pela UFPR na área de Fí­sica Atômica e Molecular. Bacharel em Fí­sica pela UFPR. Docente DE da UFPR Setor Litoral. Trabalhou no ensino médio e pré-vestibular durante doze anos. Desenvolveu softwares para gerenciamento de base de dados quando no Colégio OPET (ensino médio Técnico em Processamento de Dados). Cursou dois anos de matemática na PUC-PR. Lecionou Matemática para o ensino fundamental II (6º a 9º anos) no colégio Modelo (Curitiba-PR), Fí­sica no ensino médio do colégio Estadual do Paraná (Curitiba-PR) e no pré-vestibular Dom Bosco (Curitiba-PR). Desenvolveu no grupo Dom Bosco projetos voltados à área educacional que visavam usar a informática como um material de apoio para o professor em sala de aula. Desenvolveu e criou softwares para os professores baseadas nas mais diversas tecnologias da informática: Internet, aulas on-line, animações em computação gráfica e softwares de apresentação. Participou, no colégio Martinus (Curitiba-PR), como professor de Fí­sica do ensino médio e na implementação de atividades de ensino com projetos e situações-problemas assessorados por profissionais na área de educação. Lecionou Fí­sica para o ensino médio e pré-vestibular, no colégio Nossa Senhora da Assunção (Curitiba-PR), onde também desenvolveu atividades na área de informática e no ensino do xadrez. Foi professor substituto no departamento de Fí­sica da UFPR (Curitiba-PR) onde lecionou disciplinas de Fí­sica Básica. Foi professor e vice-coordenador do curso de Fí­sica no Centro Universitário Uniandrade (Curitiba-PR) onde lecionou diversas disciplinas da área de Exatas e Tecnológicas para graduações e licenciaturas. Leciona atualmente nas áreas de Exatas, Tecnológicas e Humanas para graduações, pós-graduações e especializações. Desenvolveu projeto de pesquisa sobre o xadrez escolar na região do litoral do estado do Paraná. Trabalhou como coordenador em projetos para a capacitação de docentes no municí­pio de Morretes-PR. Coordena projetos voltados à educação pública e à área de Exatas no litoral do estado do PR. Ex-doutorando na área de Filosofia da Ciência - Epistemologia e Lógica na UFSC, sob orientação dos prof. Newton Carneiro Affonso da Costa e Décio Krause e coorientação do prof. Adonai Schlup Sant'Anna. Desenvolve ações de Divulgação Cientí­fica no programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Cientí­fica (LabMóvel) da UFPR Litoral. Realiza pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores, nas atividades de Divulgação Cientí­fica do LabMóvel, no Laboratório de Análise de Redes (LAR) e dá apoio às estatí­sticas de vários grupos de pesquisa da UFPR. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral (gestão 2015-2017).

References

AGUIAR, W. M. J. Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria consciência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 125-142, jul. 2000. Disponí­vel em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a05.pdf> Acesso em: 01 jun. 2020.

ARROYO, M. G. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. Construção coletiva: contribuições í educação de jovens e adultos. 2. ed. Brasí­lia: Unesco, MEC, RAAAB, 2008. (Coleção Educação para Todos).

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO (ABET). Trabalho Docente em tempos de pandemia. Relatório Técnico. Minas Gerais: UFMG, ago. 2020. Disponí­vel em: <http://abet-trabalho.org.br/relatorio-tecnico-trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia/>. Acesso em: 22 ago. 2020.

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.

BIMBATI, A. P. Qual é a situação dos professores brasileiros durante a pandemia? 1 jul. 2020. Nova Escola. [Institucional]. Disponí­vel em: https://novaescola.org.br/conteudo/19386/qual-e-a-situacao-dos-professores-brasileiros-durante-a-pandemia. Acesso em: 22 ago. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasí­lia, 2020. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento Nacional Preparatório í VI Conferência Internacional de Educação de Adultos / Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. – Brasí­lia: MEC, 2016. Disponí­vel em: <http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/documento_nacional.pdf>. Acesso em: 20 ago.2020.

BRASIL. Núcleo de Estudos Educação de Jovens e Adultos. A avaliação da EJA no Brasil: insumos, processos, resultados. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira: Brasí­lia, 2015. Disponí­vel em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/A+avalia%C3%A7%C3%A3o+da+EJA+no+Brasil+insumos%2C+processos%2C+resultados/8ec3ac3b-2e82-4e44-bcd2-d4e0347b4d15?version=1.2>. Acesso em: 28 jul. 2020.

CARVALHO, M. R. V. Perfil do professor da educação básica. Brasí­lia: INEP, 2018. Série Documental. Relatos de Pesquisa, n. 41. Disponí­vel em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1473981>. Acesso em: 05. ago. 2020.

COLEMARX. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. Em defesa da educação pública e comprometida com a igualdade social. Por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas? Rio de Janeiro: Colemarx, 2020. Disponí­vel em:< https://observatoriocondicoesvidaetrabalho.files.wordpress.com/2020/05/colemarx-texto-crc3adtico-ead-2.pdf >. Acesso em: 19 jun. 2021.

CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE (Conjuve) (Org.). Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronaví­rus. 2020. Disponí­vel em: <https://4fa1d1bc-0675-4684-8ee9-031db9be0aab.filesusr.com/ugd/f0d618_41b201dbab994b44b00aabca41f971bb.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020.

DEMO, P. Desafios modernos para a educação. Brasí­lia: IPEA, 1991 DP&A, 2002.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa cientí­fica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FUNDAÇíO CARLOS CHAGAS (FCC). Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. 2020. Disponí­vel em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1>. Acesso em: 22 ago. 2020.

GOOGLE. Google Sala de Aula. 2020. Google Classroom. [Institucional]. Disponí­vel em: <https://classroom.google.com/>. Acesso em: 18 jan. 2021.

GOULART JÚNIOR, E. et al. 2013. Exigências familiares e do trabalho: um equilí­brio necessário para a saúde de trabalhadores e organizações. Pensando famí­lias, 17(1):110-122. Disponí­vel em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+do+Professor+da+Educação+Básica/6b636752-855f-4402-b7d7-b9a43ccffd3e?version=1.2>. Acesso em: 30 jul. 2020.

IEDE, Portal. A Educação Não Pode Esperar. 2020. Disponí­vel em: <https://www.portaliede.com.br/estudo-a-educacao-nao-pode-esperar-82-das-redes-de-ensino-municipais-estao-ofertando-atividades-no-momento/>. Acesso em: 22 ago. 2020.

LOSEKANN, R. G. C. B; MOURíO H. C. Desafios do teletrabalho na pandemia Covid -19: quando o home vira office. Cad. Adm. Maringá. 2020; 28 (Ed. Esp.): 71-5. Disponí­vel em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139>.

Acesso em: 18 jun. 2021.

OLIVEIRA, F. L. Educação transformada em EAD durante a pandemia: quem está por trás dessa ação? In: AUGUSTO, Cristiane Brandão; SANTOS, Rogerio Dutra (Orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020. p. 247-260. Disponí­vel em: <http://www.unicap.br/catedradomhelder/wp-content/uploads/2020/05/Pandemias-e-pandemo%CC%82nio-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2020.

PAIVA, V. L. M. de O. O Uso da Tecnologia no Ensino de Lí­nguas Estrangeira: breve retrospectiva histórica. Disponí­vel em: . Acesso em: 31 jul. 2020.

PARANí. Lei n. 13807, de 30/09/2002, no seu art. 3º, dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Educação Básica do Paraná. Disponí­vel em: <https://leisestaduais.com.br/pr?q=n°+13807%2C+de+30%2F09%2F2002+no+seu+art.+3º&date_start=&date_end=>. Acesso em: 15 ago. 2020.

PENíNSULA, Instituto. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronaví­rus. 2020. Disponí­vel em: <https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/>. Acesso em: 22 ago. 2020.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PORCARO, R. C. Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente. Revista EccoS, São Paulo, n. 25, p. 39-57, jan./jun. 2011.

SANTOS, F. A. O professor e as tecnologias digitais na educação de jovens e adultos: Perspectivas, possibilidades e desafios. 2016. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal De Pernambuco, Recife, 2016. Disponí­vel em: < https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17422/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Fl%C3%A1via%20Andrea%20dos%20Santos.pdf.> Acesso em: 19 jun. 2021.

SAVIANI. D. Crise estrutural, conjuntura nacional, Coronaví­rus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol.10, p. 01-25 e020063, 2020. Disponí­vel em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463/858>. Acesso em: 19 jun. 2021.

SOCIAL, Itaú. Educação não-presencial: onda 1. 2020. Disponí­vel em: <https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Datafolha-Educa%C3%A7%C3%A3o-n%C3%A3o-presencial.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020.

SOUZA, A. R. O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educar em Revista, Curitiba, n. 48, p. 53-74, abr./jun. 2013.

TEDESCO, J. C. Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Editora Cortez, 2004.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponí­vel em: <https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das>. Acesso em: 10 jul. 2020.

VIANNA, C. P. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, n. 17-18, p.81-103, 2001.

WINOCUR, R. Conflitos e diferenças geracionais no uso das tecnologias digitais. Desidades, Rio de Janeiro, v. 2, p. 18-24, 2014. Disponí­vel em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-92822014000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 jun. 2021.

Published

2021-08-18

How to Cite

Kluthcovsky, P. C. W. ., & Joucoski, E. (2021). Education in Pandemic Times: Challenges of Remote Teaching in Youth and Adult Education. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1500

Issue

Section

Original Articles