Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1453Resumen
Este artigo aborda o tema das Fake News nas redes sociais, a partir do Relato de Experiência de um projeto realizado com uma turma de 18 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio em uma Escola Estadual do Vale do Paraíba - SP. O projeto teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico-científico e da responsabilidade social diante de informações e notícias compartilhadas em redes sociais, utilizando como estratégia educacional a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Devido ao distanciamento social e a consequente suspensão das atividades escolares, foram utilizados como meios de comunicação com os alunos e como registro das atividades um grupo no aplicativo WhatsApp e a comunidade de aprendizagem online Cuboz. Inicialmente foi solicitado que os estudantes respondessem a um questionário online para análise da familiarização deles com o tema e, a partir desta estratégia, realizaram-se análises e debates de notícias falsas veiculadas em diferentes redes sociais. O processo metodológico perpassou pelas seguintes etapas: (i) criação dos perfis dos estudantes no Cuboz, criação da rede "Fato ou fake?", também no Cuboz e inclusão de todos os estudantes nela.; (ii) divisão dos estudantes em 6 grupos de trabalho; (iii) disponibilização de portfólios com notícias para análises, e modelos de verificação; (iv) produção de folders informativos quanto ao tema; e (v) elaboração de vídeos para a conscientização contra as Fake News. Durante todo o processo de aplicação do projeto buscou-se desenvolver competências técnicas e transversais, tais como capacidade de investigação, o envolvimento e o comprometimento social com atitudes responsáveis de intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que os adolescentes têm consciência de seu papel como cidadãos formadores de opiniões e que o uso da Rede Cuboz foi um fator positivo neste processo.
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