Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News

Autores/as

  • Carlos Alberto Moreira dos Santos Programa de Pós-graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo
  • Alessandra Auxiliadora de Souza Conceição Universidade de São Paulo
  • Danilo Alvarenga Corrêa Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2862-3608
  • Iara Rosa Silva Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3417-7678
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté / Universitário do Sul de Minas https://orcid.org/0000-0002-2229-0630
  • Marco Antonio Carvalho Pereira Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1934-2863
  • Luí­sa Miranda Nunes da Costa Ignacio Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1453

Resumen

Este artigo aborda o tema das Fake News nas redes sociais, a partir do Relato de Experiência de um projeto realizado com uma turma de 18 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio em uma Escola Estadual do Vale do Paraíba - SP. O projeto teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico-científico e da responsabilidade social diante de informações e notícias compartilhadas em redes sociais, utilizando como estratégia educacional a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Devido ao distanciamento social e a consequente suspensão das atividades escolares, foram utilizados como meios de comunicação com os alunos e como registro das atividades um grupo no aplicativo WhatsApp e a comunidade de aprendizagem online Cuboz. Inicialmente foi solicitado que os estudantes respondessem a um questionário online para análise da familiarização deles com o tema e, a partir desta estratégia, realizaram-se análises e debates de notícias falsas veiculadas em diferentes redes sociais. O processo metodológico perpassou pelas seguintes etapas: (i) criação dos perfis dos estudantes no Cuboz, criação da rede "Fato ou fake?", também no Cuboz e inclusão de todos os estudantes nela.; (ii) divisão dos estudantes em 6 grupos de trabalho; (iii) disponibilização de portfólios com notícias para análises, e modelos de verificação; (iv) produção de  folders informativos quanto ao tema; e (v) elaboração de vídeos para a conscientização contra as Fake News. Durante todo o processo de aplicação do projeto buscou-se desenvolver competências técnicas e transversais, tais como capacidade de investigação, o envolvimento e o comprometimento social com atitudes responsáveis de intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que os adolescentes têm consciência de seu papel como cidadãos formadores de opiniões e que o uso da Rede Cuboz foi um fator positivo neste processo.

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Citas

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Publicado

2021-11-04

Cómo citar

dos Santos, C. A. M., Conceição, A. A. de S. ., Corrêa, D. A. ., Silva, I. R. ., Souza, M. A. de ., Pereira, M. A. C., & Ignacio, L. M. N. da C. (2021). Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News. EaD Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1453

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