Uma Revisão sobre a Avaliação pelos Pares na Educação à Distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1362

Resumen

Tendo em vista a influência que a avaliação formativa exerce na aprendizagem e motivação do aluno a fim de auxiliar o desenvolvimento de sua autonomia, esse artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura sobre
os instrumentos avaliativos utilizados na Educação a Distância no Ensino
Superior e a utilização da avaliação pelos pares, bem como os ambientes
virtuais utilizados. A metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática de Literatura, em um intervalo de 5 anos, entre 2013 a 2018, nas revistas listadas
no índice restrito (A1, A2 e B1) na área de Ensino, Educação e Computação
da plataforma WebQualis – Classificações de Periódicos Quadriênio 2013-
2016. Os resultados apontam que a avaliação pelos pares é pouco utilizada,
porém há bom uso de avaliações alternativas como fóruns, chats e autoavaliação. Há necessidade de estudos mais efetivos sobre esse assunto.


Palavras-chave: Avaliação pelos pares. Avaliação alternativa. Educação a Distância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Adriana Huang Azevedo Hypolito, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, possui Especialização em Docência do Ensino Superior e participou do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Faculdade de Tecnologia Sorocaba (Licenciatura em Informática). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Cursou Especialização em Arquitetura e Projetos em Cloudcomputing pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é professora na Escola Técnica Jacinto Ferreira de Sá - Ourinhos na área de TI. Participante do grupo de pesquisa TEDE: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação (acesso dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9143131637672487).

Selma Santos Rosa, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em desenvolvimento para Web, Mestre em Educação. Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica (doutorado sanduí­che na Universidade Aberta de Portugal). Em 2015 realizei Estágio Pós-doutoral no programa de Ciências da Educação, na Universidade do Minho - PT, na linha de pesquisa "Tecnologias Educativas". Atualmente, participo como professora/orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN - Mestrado Profissional) da UENP e em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da UFPR . Lidero o GP CNPq: Tecnologias Digitais na Educação: formação, desenvolvimento e inovação. Participo dos grupos de pesquisa vinculados a UFPR: C3SL do departamento de Informática e do GEPETE do departamento de Comunicação Social. Coordeno projetos de desenvolvimento de tecnologias para a Educação básica em parceria com a Universidade do Minho (Portugal). Coordeno projetos de formação (inicia e continuada/em serviço) para professores, com a proposição de integração de tecnologias ao currí­culo da Educação básica.

Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem.

Citas

BARBOSA, M. W.; NELSON, M. A. V. Estamos prontos para utilizar a avaliação em pares na Educação a Distância? Um estudo de caso em um curso de especialização. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 14, n. 1, p.1-10, 2016.

BLACK, P. et al. Working inside the Black Box: Assessment for Learning in the Classroom. Phi Delta Kappan, Londres, v. 86, p.8-21, set. 2004.

CARRASCO, L. H. M.; TRAINOTTI, T. S. Avaliação em EaD: Diálogo com o ensino e a aprendizagem. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 11, n. 2, p.1-12, 2013.

DELUCA, C.; JOHNSON, S. Developing assessment capable teachers in this age of accountability. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 121-126, mar. 2017.

ELIAS, C. R. et al. Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação: uma perspectiva interacional-dialógica. Estudos em Avaliação Educacional, [s.l.], v. 26, n. 61, p.48-81, 22 jun. 2015. Fundação Carlos Chagas.

FREIRE, P.. Pedagogia do Oprimido. 36ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GARCIA, R. P. M. Avaliação da aprendizagem na educação a distância na perspectiva comunicacional. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2013.

HOVARDAS, T.; TSIVITANIDOU, O. E.; ZACHARIA, Z. C. Peer versus expert feedback: an investigation of the quality of peer feedback among secondary school students. Computers & Education, New York, v. 71, p. 133-152, feb. 2014.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for Performing Systematic Reviews. Tech. Report TR/SE-0401, Keele University, 2014.

KLENOWSKI, V. Assessment for learning revisited: an Asia-Pacific perspective. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 263-268, nov. 2009.

KOEHLER, C.; CARVALHO, M. J. S. Por uma educação a distância mais online: reflexões sobre aprendizagem e avaliação. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 11, n. 1, p.1-10, 2013.

KULKARNI, C. et al. Peer and self assessment in massive online classes. Acm Transactions on Computer-Human Interaction, [s.l.], v. 20, n. 6, p.1-31, 1 dez. 2013. Association for Computing Machinery (ACM).

LIRA, R. A.; MARINS, C. S.; AZEVEDO FILHO, E. T.. Gestão da Avaliação de Aprendizagem: Uma Análise sobre o Curso de Administração do Cederj - Polo de Itaperuna. Ead em Foco: Revista Cientí­fica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p.77-86, jun. 2014.

LÓPEZ, J. Evaluation Model in the Branch of Virtual Education of "Universidad Manuela Beltrán" Bogotá-Colombia. International Journal of Information and Education Technology, [s.l.], v. 6, n. 4, p.327-330, 2016. EJournal Publishing.

MEC. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf>. Acesso em: 19/10/2018.

______. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 19/10/2018.

MORAES, S. B. A. Notas Sobre a Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância. Ead em Foco: Revista Cientí­fica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p.12-30, 2014.

NASRI, N. et al. Teachers"™ PerceptiononAlternative Assessment. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s.l.], v. 7, p.37-42, 2010. Elsevier B. V. ROSA, S. S.; COUTINHO, C. P.; FLORES, M. A. Online peer assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação, Campinas, SP; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 55-83, abr. 2017. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v22n1/1982-5765-aval-22-01-00055.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.

SIGRID, S.; MILADINOVIC, I. Mobile Distance Learning Driven Software Development Education. International Journal of Information and Education Technology, [s.l.], v. 8, n. 5, p.332-337, 2018. EJournalPublishing.

SWAFFIELD, S. Getting to the heart of authentic Assessment for Learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 433-449, nov. 2011.

TENÓRIO, T.; RODRIGUES, F. A.; TENÓRIO, A. Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores. Ead em Foco: Revista Cientí­fica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p.17-45, 2016.

THE ASSESSMENT REFORM GROUP (Inglaterra). Assessment for learning: Beyond the Black Box. Londres: University of Cambridge School of Education, 1999. Disponí­vel em: http://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/beyond_blackbox.pdf. Acesso em: 16 abr. 2018.

WANG, P. A. Assessment of Asynchronous Online Discussions for a Constructive Online Learning Community. International Journal of Information and Education Technology, [s.l.], v. 5, n. 8, p.598-604, 2015. EJournalPublishing.

Publicado

2021-05-14

Cómo citar

Hypolito, V. A. H. A., Rosa, S. S., & Luccas, S. (2021). Uma Revisão sobre a Avaliação pelos Pares na Educação à Distância. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1362

Número

Sección

Revisões