Uma Revisão sobre a Avaliação pelos Pares na Educação à Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1362

Resumo

Tendo em vista a influência que a avaliação formativa exerce na aprendizagem e motivação do aluno a fim de auxiliar o desenvolvimento de sua autonomia, esse artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura sobre
os instrumentos avaliativos utilizados na Educação a Distância no Ensino
Superior e a utilização da avaliação pelos pares, bem como os ambientes
virtuais utilizados. A metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática de Literatura, em um intervalo de 5 anos, entre 2013 a 2018, nas revistas listadas
no índice restrito (A1, A2 e B1) na área de Ensino, Educação e Computação
da plataforma WebQualis – Classificações de Periódicos Quadriênio 2013-
2016. Os resultados apontam que a avaliação pelos pares é pouco utilizada,
porém há bom uso de avaliações alternativas como fóruns, chats e autoavaliação. Há necessidade de estudos mais efetivos sobre esse assunto.


Palavras-chave: Avaliação pelos pares. Avaliação alternativa. Educação a Distância.

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Biografia do Autor

Vera Adriana Huang Azevedo Hypolito, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, possui Especialização em Docência do Ensino Superior e participou do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Faculdade de Tecnologia Sorocaba (Licenciatura em Informática). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Cursou Especialização em Arquitetura e Projetos em Cloudcomputing pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é professora na Escola Técnica Jacinto Ferreira de Sá - Ourinhos na área de TI. Participante do grupo de pesquisa TEDE: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação (acesso dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9143131637672487).

Selma Santos Rosa, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em desenvolvimento para Web, Mestre em Educação. Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica (doutorado sanduí­che na Universidade Aberta de Portugal). Em 2015 realizei Estágio Pós-doutoral no programa de Ciências da Educação, na Universidade do Minho - PT, na linha de pesquisa "Tecnologias Educativas". Atualmente, participo como professora/orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN - Mestrado Profissional) da UENP e em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da UFPR . Lidero o GP CNPq: Tecnologias Digitais na Educação: formação, desenvolvimento e inovação. Participo dos grupos de pesquisa vinculados a UFPR: C3SL do departamento de Informática e do GEPETE do departamento de Comunicação Social. Coordeno projetos de desenvolvimento de tecnologias para a Educação básica em parceria com a Universidade do Minho (Portugal). Coordeno projetos de formação (inicia e continuada/em serviço) para professores, com a proposição de integração de tecnologias ao currí­culo da Educação básica.

Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem.

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Publicado

14-05-2021

Como Citar

Hypolito, V. A. H. A., Rosa, S. S., & Luccas, S. (2021). Uma Revisão sobre a Avaliação pelos Pares na Educação à Distância. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1362

Edição

Seção

Revisões