A review of Peer Assessment in Distance Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1362

Abstract

In view of the influence that formative assessment has on student learning and
motivation in order to assist in the development of their autonomy, this article
presents a systematic literature review on the evaluation instruments used in
Distance Education in Higher Education and the use of peer assessment, as well
as the virtual environments used. The methodology used was the Systematic
Literature Review, in an interval of 5 years, between 2013 and 2018, in the
magazines listed in the restricted index (A1, A2 and B1) in the area of Teaching,
Education and Computing of the WebQualis platform - Classifications of
Journals Quadrennium 2013-2016. The results show that the peer review is little
used, but there is a good use of alternative assessments such as forums, chats
and self-assessment. There is a need for more effective studies on this subject.


Keywords: Peer assessment. Alternative assessment. Distance education.

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Author Biographies

Vera Adriana Huang Azevedo Hypolito, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, possui Especialização em Docência do Ensino Superior e participou do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Faculdade de Tecnologia Sorocaba (Licenciatura em Informática). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Cursou Especialização em Arquitetura e Projetos em Cloudcomputing pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é professora na Escola Técnica Jacinto Ferreira de Sá - Ourinhos na área de TI. Participante do grupo de pesquisa TEDE: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação (acesso dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9143131637672487).

Selma Santos Rosa, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em desenvolvimento para Web, Mestre em Educação. Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica (doutorado sanduí­che na Universidade Aberta de Portugal). Em 2015 realizei Estágio Pós-doutoral no programa de Ciências da Educação, na Universidade do Minho - PT, na linha de pesquisa "Tecnologias Educativas". Atualmente, participo como professora/orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN - Mestrado Profissional) da UENP e em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da UFPR . Lidero o GP CNPq: Tecnologias Digitais na Educação: formação, desenvolvimento e inovação. Participo dos grupos de pesquisa vinculados a UFPR: C3SL do departamento de Informática e do GEPETE do departamento de Comunicação Social. Coordeno projetos de desenvolvimento de tecnologias para a Educação básica em parceria com a Universidade do Minho (Portugal). Coordeno projetos de formação (inicia e continuada/em serviço) para professores, com a proposição de integração de tecnologias ao currí­culo da Educação básica.

Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem.

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Published

2021-05-14

How to Cite

Hypolito, V. A. H. A., Rosa, S. S., & Luccas, S. (2021). A review of Peer Assessment in Distance Education. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1362

Issue

Section

Revisões