Educação Mediada por Tecnologias e Distanciamento Social: Experiência Docente na Educação Básica

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Resumo

O presente artigo buscou delinear um panorama do momento educacional atual, refletindo acerca das ações pedagógicas desenvolvidas por instituições formais de educação básica, destacando a necessidade de se diferenciar a modalidade da Educação a Distância e a Educação Mediada por Tecnologias. O estudo foi encaminhado com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, sem desprezar dados quantitativos, interpretados à luz de um contexto. Participaram deste estudo 84 professores da educação básica dos municípios baianos de Salvador e Simões Filho, de forma voluntária e anônima. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: abril e setembro de 2020, através de aplicação de questionário disponibilizado em plataforma virtual. Na estrutura do artigo, foi retomado brevemente o conceito e as especificidades da EaD como modalidade de ensino; a distinção entre EaD e Educação Mediada por Tecnologias, além de conhecer e entender as estratégias pedagógicas adotadas ante o movimento de incerteza provocado pela pandemia. Os dados produzidos com o estudo evidenciam que vivemos um momento em que as tecnologias digitais estão sendo inseridas no ensino fundamental de maneira maciça. Em contrapartida, ainda se apresentam desafios que refletem situações peculiares, relacionadas, sobretudo, à dificuldade para lidar com esta nova realidade que se processa. Para além da discussão em torno da Educação a Distância e do Ensino Mediado por Tecnologias, notamos a necessidade de aperfeiçoar eventuais propostas interventivas e resolutivas das problemáticas emergentes, prenunciando alguns questionamentos e lacunas a partir da investigação aqui iniciada e favorecendo uma perspectiva de formulação de políticas públicas sérias na área da educação.

Palavras-chave: Distanciamento social. Educação a distância. Educação mediada por tecnologias. Educação básica.

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Biografia do Autor

Silvia Letí­cia Costa Pereira Correia, Universidade do Estado da Bahia

Prefeitura Municipal de Salvador

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Publicado

16-03-2021

Como Citar

Correia, S. L. C. P., Cerqueira e Cruz, D. A., Ribeiro, L. B. da R. ., & Maia, R. . (2021). Educação Mediada por Tecnologias e Distanciamento Social: Experiência Docente na Educação Básica. EaD Em Foco, 10(3). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1237