Feedback e Gamificação em Educação Online
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1227Resumen
A gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, badges, tabelas de desempenho e leaderboard. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo.
Palavras-chave: Gamificação. Educação online. Feedback.
Descargas
Citas
ANDERSON, T. Toward a theory of online learning. Foundations of educational theory for online learning. In: T. Anderson & F. Elloumi (Ed.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2004, p. 33-60.
ANDERSON, T. The Theory and Practice of Online Learning. 2 ed. Edmonton: Athabasca University, 2008.
ANDERSON, T. Three Generations of Distance Education Pedagogy. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 12, n. 3, p. 80-97, 2011.
ANDERSON, T.; SHATTUCK, J. Design-Based Research: A decade of progress in education research? Educational Researcher, v. 41, n. 1, p. 16-25, 2012.
ALLY, M. (2004). Foundations of educational theory for online learning. In: T. Anderson & F. Elloumi (Ed.). Theory and practice of online learning. Canada: Athabasca University, 2004, p. 3-31.
ANTIN, J.; CHURCHILL, E. F. Badges in social media: A social psychological perspective. In: CHI 2011, May 7–12, 2011, Vancouver, BC, Canada. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/03-Antin-Churchill.pdf.
ASTROM, K. J.; MURRAY, R. M. Feedback Systems: an introduction for scientists and engineers. New Jersey: Princeton University Press, 2008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATES, A. W. Technology, e-learning and distance education. 2 ed. Oxon: Taylor & Francis, 2005.
BOBER, M. Games-based experiences for learning. Futurelab, innovation in education, 2010. Disponível em: https://www.nfer.ac.uk/media/1775/futl11.pdf.
BURGOS, D. et al. Game-based learning and the role of feedback: a case study. Journal Advanced Technology for Learning, v. 4, n. 4, p. 188-193, 2007.
FARDO, M.L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41629
GOMES, C.; PEREIRA, A.; NOBRE, A. (2018). Gamificação no ensino superior online: dois exemplos. Lisboa: Universidade Aberta, 2018.
HAMARI, J.; KOIVISTO, J.; SARSA, H. (2014). Does Gamification Work? – A literature Review of Empirical Studies on Gamification. In: 47th Hawaii International Conference on System Science, pp. 3025-3034. IEEE Computer Society Waikoloa, HI, USA, 2014. DOI: 10.1109/HICSS.2014.377
HARASIM, L. Online Education. In: T. M. Harrison, & T. Stephen (Eds.). Computer Networking and Scholarly Communication in the Twenty-First-Century University. New York: State University of New York Press, 1996, p. 203-214.
HARASIM, L. Shift happens. Online education as a new paradigm in learning. The Internet and Higher Education, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2000.
HATTIE, J. Feedback in schools. In: Sutton, R., Hornsey, M.J., & Douglas, K.M. (Eds.). Feedback: The communication of praise, criticism, and advice. New York: Peter Lang Publishing, 2011, p. 1-14.
HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2013 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2013. Disponível em: https://www.nmc.org/publication/nmc-horizon-report-2013-higher-education-edition/
KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: John Wiley & Sons, 2012.
LEE, J. J.; HAMMER, J. Gamification in Education: What, How, Why Bother? Academic Exchange Quarterly, v. 15, n. 2, 2011.
MOORE, J. L.; DICKSON-DEANE, C.; GALYEN, K. e-Learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? Internet and Higher Education, v. 14, p. 129-135, 2011.
MORY, E. H. Feedback research revisited. In: D. H. Jonassen (Ed.). Handbook of research on educational communications and technology. Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2004, p. 745-783.
MUNTEAN, C. I. Raising engagement in e-learning through gamification. In: 6th International Conference on Virtual Learning ICVL, 2011. Disponível em: http://www.icvl.eu/2011/disc/icvl/documente/pdf/met/ICVL_ModelsAndMethodologies_paper42.pdf.
OGAWA, A.; KLOCK, A. C.; GASPARINI, I. (2016). Avaliação da gamificação na área educacional: um mapeamento sistemático. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia. Anais eletrónicos XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia, MG, Brasil, pp. 440-449. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6725
ORTIZ-COLÓN, A.M.; JORDíN, J.; AGREDAL, M. Gamificación en educación: una panorámica sobre el estado de la cuestión. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, p. 1-17, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844173773
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Building Communities in Cyberspace. San Franscisco: Jossey-Bass Publishers, 1999.
SAILER, M. et al.How gamification motivates: An experimental study of the effects of specific game design elements on psychological need satisfaction. Computers in Human Behavior, v. 69, p. 371-380, 2017.
STOTT, A.; NEUSTAEDTER, C. Analysis of gamification in education. Technical Report 2013-0422-01, Connections Lab, Simon Fraser University, Surrey, BC, Canada, 2013. Disponível em: http://clab.iat.sfu.ca/pubs/Stott-Gamification.pdf.
THURLINGS, M. et al. Understanding feedback: A learning theory perspective. Educational Research Review, v. 9, p. 1-15, 2013.
NARCISS, S. (2008) Feedback Strategies for Interactive Learning Tasks. In: J.M. Spector, M.D. Merrill, J.J.G. van Merrienboer, M.P. Driscoll (Eds). Handbook of Research on Educational Communications and Technology. 3 ed. Mahaw, NJ: Lawrence Erlbaum, 2008, pp. 125-144.
VARGAS-ENRíQUEZ, J. et al. Análisis de uso de la gamificación en la ensenãnza de la informática. In: XXI Jornadas de la Ensenãnza, 2015, Andorra La Vella, pp. 105-112.
WERBACH, K.; HUNTER, D. For the win - how game thinking can revolutionize your business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012.
ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. Canada: O´Reilly, 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 EaD em Foco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.