Desafios da In(ex)clusão no Espaço da Educação Superior à Distância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1121Resumen
O presente artigo se propõe a discutir o tema inclusão no ensino superior brasileiro, em especial, sob o contexto da educação à distância (EAD). Considerando a função social das instituições de ensino superior (IES), identificou-se como se deu o tratamento dos alunos com deficiência em nível de graduação no Brasil, adentrando ao campo da acessibilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) utilizados em cursos superiores na modalidade à distância. O estudo apontou que a inclusão no espaço acadêmico de nível superior é um desafio, agravado quando submetido ao contexto da formação à distância. A legislação tímida acerca da inclusão e as ações, sobretudo tecnológicas, voltadas à provisão de acessibilidade no ensino superior à distância ainda estão longe da garantia do direito à educação para todos.
Palavras chave: Inclusão. Alunos com deficiência. Educação à distância. Educação superior.
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