Pedagogia Social em Tempos de Pandemia: Ações Extensionistas do Fora da Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1108Resumen
O presente relato de pesquisa tem como objetivo mostrar as práticas extensionistas realizadas pelo Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedicado à reflexão das práticas educativas não escolares e sua relação com as camadas empobrecidas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Nesse tempo de Pandemia da COVID-19, as ações extensionistas continuaram regularmente sendo realizadas por meio de plataformas digitais comuns e gratuitas disponíveis. Dessa forma, o presente texto vem demonstrar a nova organização do grupo de bolsistas que fazem parte desse projeto de forma a dar continuidade aos seus trabalhos de formação continuada. Ao mesmo tempo, mostrar que, ao utilizar os recursos digitais gratuitos disponíveis, de forma democrática na internet, ampliou-se o seu alcance a outros sujeitos da educação de forma a favorecer a formação contínua de muitos educadores sociais. Assim sendo, o referido projeto, e suas ações extensionistas, ganham uma nova forma de (re)existência e de transposição dos muros da academia para entrar na rede crescente de sujeitos que buscam a formação continuada, através da educação remota, em tempos de isolamento/distanciamento social.
Palavras-chave: Atividades educativas não-escolares. Pedagogia social. Formação continuada.
Descargas
Citas
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Resolução CNE 2/2015 do Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília,1 de julho de 2015.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Resolução CNE/CP 1/2006 do Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006.
FERREIRA, Arthur Vianna. Representações Sociais e Evasão em espaços educacionais não escolares. Curitiba: Editora CRV, 2016.
FERREIRA, Arthur Vianna. Representações sociais e identidade profissional – elementos das práticas educacionais com os pobres. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012.
OTTO, Hans-Uwe. Origens da pedagogia social. In: SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério. (Orgs.). Pedagogia Social. Vol. 1. São Paulo: Expressão e Arte, 2011.
PAIVA, Jacyara Silva de. Caminhos do educador social no Brasil. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do Vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.
SILVA, Roberto da. Visão e concepções necessárias a uma Teoria Geral da Educação Social. In.: SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério. (Orgs.) Pedagogia Social: contribuições para uma teoria geral da educação social. Volume 2. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.
SOUZA NETO, João Clemente. Pedagogia Social e as Políticas sociais no Brasil. In: SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério. (Orgs.) Pedagogia Social. Volume 1. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.