Pedagogia Social em Tempos de Pandemia: Ações Extensionistas do Fora da Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1108

Resumo

O presente relato de pesquisa tem como objetivo mostrar as práticas extensionistas realizadas pelo Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedicado à reflexão das práticas educativas não escolares e sua relação com as camadas empobrecidas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Nesse tempo de Pandemia da COVID-19, as ações extensionistas continuaram regularmente sendo realizadas por meio de plataformas digitais comuns e gratuitas disponíveis. Dessa forma, o presente texto vem demonstrar a nova organização do grupo de bolsistas que fazem parte desse projeto de forma a dar continuidade aos seus trabalhos de formação continuada. Ao mesmo tempo, mostrar que, ao utilizar os recursos digitais gratuitos disponíveis, de forma democrática na internet, ampliou-se o seu alcance a outros sujeitos da educação de forma a favorecer a formação contínua de muitos educadores sociais. Assim sendo, o referido projeto, e suas ações extensionistas, ganham uma nova forma de (re)existência e de transposição dos muros da academia para entrar na rede crescente de sujeitos que buscam a formação continuada, através da educação remota, em tempos de isolamento/distanciamento social.

Palavras-chave: Atividades educativas não-escolares. Pedagogia social. Formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Gestor, Pesquisador e Tutor em EaD do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ); Lí­der do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS/UCB); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Integrante do Grupo de Pesquisa Currí­culo: conhecimento & cultura (UERJ). E-mail: pedagogomarcio@gmail.com.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Produtos Pedagógicos para/com Educadores Sociais – LaPPes – UERJ e do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula, registrado na SR2-SR3 da UERJ/FFP. E-mail: arthuruerjffp@gmail.com.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Resolução CNE 2/2015 do Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasí­lia,1 de julho de 2015.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Resolução CNE/CP 1/2006 do Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 16 de maio de 2006.

FERREIRA, Arthur Vianna. Representações Sociais e Evasão em espaços educacionais não escolares. Curitiba: Editora CRV, 2016.

FERREIRA, Arthur Vianna. Representações sociais e identidade profissional – elementos das práticas educacionais com os pobres. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012.

OTTO, Hans-Uwe. Origens da pedagogia social. In: SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério. (Orgs.). Pedagogia Social. Vol. 1. São Paulo: Expressão e Arte, 2011.

PAIVA, Jacyara Silva de. Caminhos do educador social no Brasil. Jundiaí­, SP: Paco Editorial, 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do Ví­rus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SILVA, Roberto da. Visão e concepções necessárias a uma Teoria Geral da Educação Social. In.: SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério. (Orgs.) Pedagogia Social: contribuições para uma teoria geral da educação social. Volume 2. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.

SOUZA NETO, João Clemente. Pedagogia Social e as Polí­ticas sociais no Brasil. In: SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério. (Orgs.) Pedagogia Social. Volume 1. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009.

Downloads

Publicado

11-11-2020

Como Citar

Sirino, M. B., & Ferreira, A. V. . (2020). Pedagogia Social em Tempos de Pandemia: Ações Extensionistas do Fora da Sala de Aula. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1108